Introdução à História através de atividades remotas no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Ensino Remoto, Introdução aos Estudos Históricos, História de vida

Resumo

Apresentamos neste texto um relato de experiência de atividades realizadas no contexto do ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19, com turmas de 1ª série do Ensino Médio no componente curricular de História. As atividades aconteceram em duas escolas da rede pública estadual do Ceará, situadas em regiões de alta vulnerabilidade social de Fortaleza, tendo como objetivo apresentar aos estudantes conceitos básicos da disciplina de História, fomentar a discussão acerca do fazer historiográfico e promover um contato inicial com a pesquisa, através da busca e do manuseio de fontes históricas pelos estudantes. Acreditamos que as atividades foram relevantes para dinamizar o primeiro contato com os estudantes oriundos do Ensino Fundamental, a partir da aplicação de metodologias que incorporam ferramentas digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Limária Araújo Mouta, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre e licenciada em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalha em Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Participa do Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Roberta Kelly Santos Maia Pontes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da rede pública estadual do Ceará.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia a História ou o Oficio do Historiador. Prefácio de Jacques Lê Goff. Apresentação a edição brasileira, Lilia Mortiz Schwarcz. Tradução de André Telles. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Ciências Humanas e suas Tecnologias). Brasília, 2018.

PINSK, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2011.

MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: entre História e Memória. In.: Gilvan Ventura da Silva; Regina Helena Silva e Simões; Sebastião Pimentel Franco. (Org.). História e Educação: territórios em convergência. 1ed.Vitória(ES): GM/ PPGHIS/UFES, 2007.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Mouta, L. A. ., & Pontes, R. K. S. M. . (2021). Introdução à História através de atividades remotas no Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6170