Introdução à História através de atividades remotas no Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de História, Ensino Remoto, Introdução aos Estudos Históricos, História de vidaResumo
Apresentamos neste texto um relato de experiência de atividades realizadas no contexto do ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19, com turmas de 1ª série do Ensino Médio no componente curricular de História. As atividades aconteceram em duas escolas da rede pública estadual do Ceará, situadas em regiões de alta vulnerabilidade social de Fortaleza, tendo como objetivo apresentar aos estudantes conceitos básicos da disciplina de História, fomentar a discussão acerca do fazer historiográfico e promover um contato inicial com a pesquisa, através da busca e do manuseio de fontes históricas pelos estudantes. Acreditamos que as atividades foram relevantes para dinamizar o primeiro contato com os estudantes oriundos do Ensino Fundamental, a partir da aplicação de metodologias que incorporam ferramentas digitais.
Downloads
Referências
BLOCH, Marc. Apologia a História ou o Oficio do Historiador. Prefácio de Jacques Lê Goff. Apresentação a edição brasileira, Lilia Mortiz Schwarcz. Tradução de André Telles. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Ciências Humanas e suas Tecnologias). Brasília, 2018.
PINSK, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2011.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: entre História e Memória. In.: Gilvan Ventura da Silva; Regina Helena Silva e Simões; Sebastião Pimentel Franco. (Org.). História e Educação: territórios em convergência. 1ed.Vitória(ES): GM/ PPGHIS/UFES, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Limária Araújo Mouta, Roberta Kelly Santos Maia Pontes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.