Camocim e as políticas públicas para a educação de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação, Desafios, Políticas públicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito das políticas públicas relativas à educação de jovens e adultos em Camocim. Para tanto, pretende-se contextualizar o conceito de EJA, as políticas educacionais das décadas de 90 aos anos atuais e apresentar de maneira mais aprofundada os desafios que assolam o município, mediante um breve contexto histórico da cidade e das implicações diretas das políticas educacionais, tendo em vista que, no tocante à educação, o município ainda apresenta grandes déficits. Os estudos realizados visam contribuir para a melhoria educacional e fortalecimento da EJA em Camocim, visto que essa modalidade de ensino é tão importante quanto as demais e merece atenção por parte do público para que os jovens e adultos desfrutem de uma educação de qualidade, direito fundamental assegurado a todos os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Graduanda no Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Ciência e Tencologia do Ceará campus Camocim. Estuda a Educação de Jovens e Adultos em Camocim.

Iziane Silvestre Nobre, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL, A Minha escola é da comunidade. Secretária de Educação - SEDUC, 2018. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/a-minha-escola-e-da-comunidade/ Acesso em: 26 jul. 2021.

BRASIL. Mapa de Analfabetismo no Ceará. Secretária de Educação - SEDUC, 2014, Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2014/07/mapa_do_analfabetismo_cear%C3%A1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020

BRASIL. Plano Municipal da Educação de Camocim. Prefeitura Municipal de Camocim. Secretaria Municipal da Educação – Camocim: SME, 2015.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22º Ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

HADDAD, Sérgio. A ação de governos locais na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ., Ago 2007, vol.12, nº.35, p.197-211.

JANUZZI, Gilberta Martino. Confronto pedagógico: Paulo Freire e Mobral. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1987.

RODRIGUES, Natália. Estado Novo. 2016. Disponível em: https://www.infoescola.com/brasil-republicano/estado-novo/. Acesso em: 20 jul. 2021.

SHIROMA, E. O. et al. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SOARES, Magda. Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143- 160, dez. 2002.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Silva, . M. dos S. ., & Nobre, I. S. . (2021). Camocim e as políticas públicas para a educação de jovens e adultos. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6386