Camocim e as políticas públicas para a educação de jovens e adultos
Palavras-chave:
Alfabetização, Educação, Desafios, Políticas públicasResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito das políticas públicas relativas à educação de jovens e adultos em Camocim. Para tanto, pretende-se contextualizar o conceito de EJA, as políticas educacionais das décadas de 90 aos anos atuais e apresentar de maneira mais aprofundada os desafios que assolam o município, mediante um breve contexto histórico da cidade e das implicações diretas das políticas educacionais, tendo em vista que, no tocante à educação, o município ainda apresenta grandes déficits. Os estudos realizados visam contribuir para a melhoria educacional e fortalecimento da EJA em Camocim, visto que essa modalidade de ensino é tão importante quanto as demais e merece atenção por parte do público para que os jovens e adultos desfrutem de uma educação de qualidade, direito fundamental assegurado a todos os cidadãos.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL, A Minha escola é da comunidade. Secretária de Educação - SEDUC, 2018. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/a-minha-escola-e-da-comunidade/ Acesso em: 26 jul. 2021.
BRASIL. Mapa de Analfabetismo no Ceará. Secretária de Educação - SEDUC, 2014, Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2014/07/mapa_do_analfabetismo_cear%C3%A1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020
BRASIL. Plano Municipal da Educação de Camocim. Prefeitura Municipal de Camocim. Secretaria Municipal da Educação – Camocim: SME, 2015.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22º Ed. São Paulo: Cortez, 1989.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HADDAD, Sérgio. A ação de governos locais na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ., Ago 2007, vol.12, nº.35, p.197-211.
JANUZZI, Gilberta Martino. Confronto pedagógico: Paulo Freire e Mobral. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1987.
RODRIGUES, Natália. Estado Novo. 2016. Disponível em: https://www.infoescola.com/brasil-republicano/estado-novo/. Acesso em: 20 jul. 2021.
SHIROMA, E. O. et al. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SOARES, Magda. Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143- 160, dez. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mônica dos Santos Silva, Iziane Silvestre Nobre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.