Pedagogia do Movimento Sem Terra: lições e contrapontos a Reforma Empresarial da Educação

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Pedagogia do Movimento Sem Terra, Paulo Freire, Educação popular

Resumo

Pesquisa fruto de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, tendo por objetivo refletir os impactos da reforma empresarial da educação nas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), aferindo a hipótese de perseguição ideológica ao Movimento e as concepções propostas pelas pedagogias críticas, principalmente as defendidas por Paulo Freire (2011). Teoricamente, seguimos duas linhas, a primeira abordando a concepção pedagógica da educação defendida pelo MST assim como sua história e analisando qual é a Pedagogia do Movimento Sem Terra conforme Caldart (2000), a segunda apresentando o funcionamento e as concepções que cercam a Reforma Empresarial da Educação (FREITAS, 2018). Dentre os resultados, percebe-se a perspectiva de formação integral e a de emancipação social dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem,  foi possível compreender mecanismos de privatização da educação pública, por meio de estratagemas que consolidam a tríade de destruição da educação pública: padronização, testes e accountability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina da Silva Bispo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba e atuante no Movimento Social Levante Popular da Juventude.

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada da UFSCar, campus Sorocaba. Docente no curso de Pedagogia e na pós-graduação (área de formação docente). Coordena o grupo de pesquisa e estudos a respeito das Crianças, da Educação Infantil e Estudos da Infância (CRIEI) e o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar.

Referências

CALDART, Roseli Salete. Escola é mais do que Escola na Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: Nova direita, velhas ideias. São Paulo. Editora Expressão Popular. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2011.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Bispo, K. da S. ., & Santos, M. W. dos . (2021). Pedagogia do Movimento Sem Terra: lições e contrapontos a Reforma Empresarial da Educação. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6392

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)