Criatividade na escola: refletindo sobre currículo e práticas pedagógicas

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Criatividade, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente estudo é fruto da pesquisa de mestrado da autora intitulada: Criar em atividade: estudo de caso de uma escola premiada pelo Programa Inovação e Criatividade na Educação Básica/MEC em Fortaleza, Ceará que buscou discutir sobre como a criatividade tem sido contemplada na escola realizada em uma escola pública do município de Fortaleza/CE certificada pelo Programa Inovação e Criatividade do Ministério da Educação. O objetivo da pesquisa foi compreender como a escola classificada como inovadora e criativa compreende a criatividade em seu currículo e em suas práticas pedagógicas. Porém, este recorte visa apresentar uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Destaco que o conceito de criatividade na escola identificada na pesquisa é resultado de um contexto que envolve motivação, gestão democrática, parceria com a comunidade escolar e equipamentos de propagação de cultura. A finalidade das discussões é contribuir para a formação de agentes criadores e não apenas reprodutores de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariany Lima Vieira Guerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação e Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará. Dedica-se a pesquisas sobre Didática, Currículo, Criatividade; Interdisciplinaridade

Referências

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília, 2003.

CARSON, Shelley. O cérebro criativo: Aprenda a aumentar a imaginação, melhorar a produtividade e a inovar em sua vida. Tradução de Bruno Casotti. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

FURTADO, A. P. A.; VITAL, F. P. A. “Meu quintal é maior que o mundo”: reflexões sobre currículo na Educação Infantil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6172/5398 Acesso em: 12 ago. 2021

GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução de Inteligence Reframed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 29 abr. 2017.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KAUFMAN, James C.; BEGHETTO, Ronald A.; POURJALALI, Samaneh. Criatividade na sala de aula: uma perspectiva internacional. In: WECHSLER, Solange Muglia; SOUZA, Vera Lúcia T. (Orgs.). Criatividade e aprendizagem: caminhos e descobertas em perspectiva internacional. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Criatividade, personalidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 2003.

OSBORN, A.F. Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Problem-Solving. New York: Scribner, 1963.

PAIXÃO, M. do S.S.L.; M. da G. D. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K.S.A.L. de Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: UFC, 2009. p. 81-115.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TORRANCE, E. P.; TORRANCE, J. P. Pode-se ensinar criatividade? São Paulo: EPU, 1974.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

2021-08-21

Como Citar

Guerra, A. L. V. . (2021). Criatividade na escola: refletindo sobre currículo e práticas pedagógicas. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6694