Formação de Professores: concepção e olhar docente
Palavras-chave:
Ação, Aperfeiçoamento, ReflexãoResumo
O presente artigo é oriundo de uma dissertação com o título “Planejamento coletivo na área de Ciências da Natureza e Matemática: estudo de caso em uma escola de ensino médio no município de Guaraciaba do Norte – Ceará”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) no ano de 2020. Esse trabalho versa sobre uma temática ainda pouco estudada em nosso país e sobre a necessidade que temos de repensar a formação continuada em serviço dos docentes. Autores como Alvaro–Prada (2010) Nóvoa (2018), Imbernon (2011) e Machado (2019), entre outros, constituem o aporte teórico para o desenvolvimento do presente estudo. Ademais, a metodologia segue a abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso. Foram realizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com nove sujeitos a saber: um coordenador pedagógico, um professor coordenador de área e sete professores. Este estudo apontou como resultados a necessidade de efetivar a participação dos docentes dentro do planejamento coletivo e a emergência de pensar em uma proposta formativa que prime pelos anseios e desafios da prática docente. Assim, com o intuito de qualificar a participação e a formação continuada em serviço, procuramos ouvir as necessidades dos atores envolvidos e criamos ações formativas que primassem por estes anseios e, posteriormente, pudéssemos avaliar tais ações.
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Referências
ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, n. 30, 367-387, 2010.
IMBERNON, Francisco. A formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Francisco Imbernón; [tradução Sivana Cobucci Leite]. – 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO, Márcia Cristina da Silva. A Gestão Estratégica como o caminho para a implantação da Gestão Participativa no sistema Educacional. Versão digital disponibilizada na plataforma da disciplina Liderança Educacional e Gestão Escolar, 2019.
NÓVOA. A. Os professores e o “novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P. 217-233.
OLIVEIRA, Emanuelle Grace Kelly Santos de. O planejamento docente em duas escolas da coordenadoria regional de desenvolvimento da educação 17 - Icó Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. p. 114. 2016.
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