Formação de Professores: concepção e olhar docente

Autores

Palavras-chave:

Ação, Aperfeiçoamento, Reflexão

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma dissertação com o título “Planejamento coletivo na área de Ciências da Natureza e Matemática: estudo de caso em uma escola de ensino médio no município de Guaraciaba do Norte – Ceará”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) no ano de 2020.  Esse trabalho versa sobre uma temática ainda pouco estudada em nosso país e sobre a necessidade que temos de repensar a formação continuada em serviço dos docentes. Autores como Alvaro–Prada (2010) Nóvoa (2018), Imbernon (2011) e Machado (2019), entre outros, constituem o aporte teórico para o desenvolvimento do presente estudo. Ademais, a metodologia segue a abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso. Foram realizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com nove sujeitos a saber: um coordenador pedagógico, um professor coordenador de área e sete professores. Este estudo apontou como resultados a necessidade de efetivar a participação dos docentes dentro do planejamento coletivo e a emergência de pensar em uma proposta formativa que prime pelos anseios e desafios da prática docente. Assim, com o intuito de qualificar a participação e a formação continuada em serviço, procuramos ouvir as necessidades dos atores envolvidos e criamos ações formativas que primassem por estes anseios e, posteriormente, pudéssemos avaliar tais ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rômulo Mesquita César, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Mestre em Políticas Públicas Educacionais (UFJF). Graduado em Matemática (UVA). Contribuição de autoria: pesquisa, leitura e escrita.

Raimundo Nonato de Menezes Moreira, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Professor de Física da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Especialista em Gestão Escolar (UECE); Graduado em Licenciatura em Física (UVA).

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 10, n. 30, 367-387, 2010.

IMBERNON, Francisco. A formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Francisco Imbernón; [tradução Sivana Cobucci Leite]. – 9. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

MACHADO, Márcia Cristina da Silva. A Gestão Estratégica como o caminho para a implantação da Gestão Participativa no sistema Educacional. Versão digital disponibilizada na plataforma da disciplina Liderança Educacional e Gestão Escolar, 2019.

NÓVOA. A. Os professores e o “novo espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P. 217-233.

OLIVEIRA, Emanuelle Grace Kelly Santos de. O planejamento docente em duas escolas da coordenadoria regional de desenvolvimento da educação 17 - Icó Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. p. 114. 2016.

Publicado

2021-08-13

Como Citar

César, F. R. M., & Moreira, R. N. de M. . (2021). Formação de Professores: concepção e olhar docente . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6458

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)