Vivenciando a disciplina de libras em tempos remotos

Autores

Palavras-chave:

Libras, Professores, Formação, Ensino, Remoto

Resumo

Esta pesquisa relata nossa experiência ao ministrar a disciplina de Libras através da modalidade remota. Sabemos que a Libras é uma língua visual-gestual, por tanto, torna-se necessário uma excelente visibilidade e compreensão dos sinais apresentados aos alunos. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar o processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos durante a disciplina de Libras. Utilizamos a pesquisa participante no trabalho. Vários alunos disseram já ter tido contato com surdos, mas não sabiam se comunicar. Sobre Libras a turma afirmou ter apenas uma noção, achavam que a Libras era só gesto e poucas pessoas sabiam o significado. O conteúdo proposto foi executado e teve a participação integral de todos. Os acadêmicos puderam compreender que a Libras é de fato uma língua reconhecida pela linguística, tiveram dificuldade em reproduzir os sinais remotamente, no entanto, foi possível constatar a satisfação em aprender Libras para praticar além das telas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Karina Mota Simplício, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação e Ensino pela UECE, graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.  Professora visitante do PARFOR/UVA. Pesquiso temas voltados para a Formação de Professores, bem como temas relacionados à Educação Inclusiva.

Referências

CARNIEL, Fagner. A reviravolta discursiva da Libras na educação superior. Revista Brasileira de Educação v. 23 e230027, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rDd6XLCGGxTKNKC3Y5mZcJJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 jun. 2021.

FREITAS, Maria do Socorro A.; SILVA, J. S. Contribuições para a formação de professores no curso de pedagogia. Rev Educ. Cult Socied. 2018; 8(1): 234. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/viewFile/3039/2155. Acesso em: 18 jun. 2021.

SOUZA, Rejane de Aquino. A implantação da Libras nas licenciaturas: desmitificando conceitos. Rev Edu. Artes e Inclusão. 2017;13(3):85. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9245/pdf. Acesso em: 2 jun. 2021.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Simplício, A. K. M. . (2021). Vivenciando a disciplina de libras em tempos remotos. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6250