Prática Docente, Experiência Formadora, Ensino Remoto em Tempos de Covid-19
Palavras-chave:
Prática Docente, Ensino Remoto, Narrativa (auto)biográfica, Experiência FormadoraResumo
O artigo tem como objetivo compreender o impacto da pandemia no cenário escolar e as ressignificações docentes no ensino remoto, assim como relacionar com os desafios da coordenação pedagógica na mediação para uma experiência docente transformadora. Como aporte metodológico, recorremos à pesquisa (auto)biográfica, realizada com um grupo de 06 professores/as, em uma instituição escolar particular no município de Sobral – Ce, onde atuo como coordenadora pedagógica. Os principais autores que orientam as reflexões são: Freire (1996); Nóvoa (2020), Gatti (2020), Josso (2004,2016), entre outros. Consideramos que a mediação coletiva que envolveu as ações da coordenação pedagógica junto ao grupo de professores/as apoiou o processo de adaptação às novas tecnologias digitais, no espaço escolar em tempo de pandemia do novo coronavírus. Assim, tivemos uma experiência de formação (trans)formadora que envolveu o coletivo profissional docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/media/acesso_informacacao/pdf/PORTARIAN342DE17DEMARODE2020DelegacompetnciaaoSecretrioExecutivo.pdf Acesso em: 10 jun. 2021.
GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos avançados, 34 (100), 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/7M6bwtNMyv7BqzDfKHFqxfh/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 11 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.1996.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. Processo Autobiográfico do Conhecimento da Identidade Evolutiva Singular-Plural e o Conhecimento da Epistemologia Existencial. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (Orgs.). A nova aventura (Auto)biográfica – Tomo I. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
NOVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo #22. Volume 7. Número 3. Agosto, 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905/551 Acesso em: 11 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula Martins Farias Vasconcelos, Andrea Abreu Astigarraga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.