O lúdico na prática docente decolonial

Autores

Palavras-chave:

Decolonial, Lúdico, Prática Docente, Criatividade

Resumo

Este artigo foi pensado com base nos estudos do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), que tem como foco o lúdico em diferentes contextos e espaços educacionais. A partir da associação dos conceitos de lúdico e criatividade (WINNICOTT, 1975, 1982) estudados no grupo junto ao termo “decolonial”, houve a intenção de promover uma maior exploração do campo lúdico e da docência em uma perspectiva crítica da interculturalidade (WALSH, 2009). A pesquisa se desenha do tipo qualitativa com ênfase na interpretação, e parte de uma abordagem indutiva (IVENICKI, CANEN, 2016). O trabalho é organizado a fim de denotar a importância das práticas pedagógicas decoloniais na reflexão crítica da realidade no campo educacional, reconhecendo sua unicidade e potência.

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Biografia do Autor

Julia Pereira Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PIBIAC/UFRJ no Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA).

Stella Maria Correia de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista PIBIC/CNPq no Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA).

Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Associado em Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pós-doutoranda em Design Pedagógico pela PUC/RJ (2019), Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ (2005), Mestre em Letras pela PUC/RJ (1986). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem – LUPEA.

Referências

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Motta, J. P. ., Araujo, S. M. C. de ., & Maia, M. V. C. M. . (2021). O lúdico na prática docente decolonial. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6437