O lúdico na prática docente decolonial
Palavras-chave:
Decolonial, Lúdico, Prática Docente, CriatividadeResumo
Este artigo foi pensado com base nos estudos do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), que tem como foco o lúdico em diferentes contextos e espaços educacionais. A partir da associação dos conceitos de lúdico e criatividade (WINNICOTT, 1975, 1982) estudados no grupo junto ao termo “decolonial”, houve a intenção de promover uma maior exploração do campo lúdico e da docência em uma perspectiva crítica da interculturalidade (WALSH, 2009). A pesquisa se desenha do tipo qualitativa com ênfase na interpretação, e parte de uma abordagem indutiva (IVENICKI, CANEN, 2016). O trabalho é organizado a fim de denotar a importância das práticas pedagógicas decoloniais na reflexão crítica da realidade no campo educacional, reconhecendo sua unicidade e potência.
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Referências
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