A (re)Significação de Docência Através do Programa de Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Docência, Significado, Vivência, Residência pedagógicaResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) permite ao licenciando desenvolver diversas competências e habilidades necessárias a prática docente. Para além destes saberes, nos preocupamos com outra dimensão: O significado de docência. Este trabalho visou investigar como a participação no PRP, através do processo de prática e reflexão da prática, contribuiu para a construção de um significado de docência pelos residentes. Este estudo foi feito através de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram 12 residentes que responderam a um questionário. Percebemos que os residentes foram dando um novo significado à docência a partir de suas vivências no PRP. A docência deixava de ser apenas o desenvolvimento de habilidades e competências necessários ao trabalho docente para uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento desses saberes e para um novo olhar sobre a formação inicial. A participação no programa portanto, contribuiu para a ressignificação do que os residentes concebiam como docência.
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