Práticas de Educação Física na pandemia por Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Educação física, Pandemia, Práticas educativas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar o estado da arte de publicações que reflitam sobre estratégias, possibilidades e desafios que se colocam às aulas de Educação Física durante a pandemia por Covid-19. Nesse sentido, foi realizada uma revisão de literatura no Google Acadêmico e portal EduCapes para a coleta de materiais. Pode-se detectar que a Educação física escolar vem passando por diversas transformações desde o seu início da pandemia. Estas modificações têm convergido no sentido de atender às necessidades dos alunos durante este período, bem como se referem às reconfigurações de práticas educativas de professores nesse âmbito. Assim, a pandemia do Sars-CoV-2 durante o ano de 2020/2021, gerou uma conjuntura em que a educação física enquanto prática educativa teve que se reinventar, criar novos métodos, bem como, novas metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiz Mara Meneses Macedo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Luiz Eduardo de Oliveira Neves, Escola Municipal de Ensino Fundamental Talma Sarmento de Miranda

Pesquisador do LIMDA (Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem); Professor de Educação Física e Educação Especial na Prefeitura Municipal de Cariacica, Especialista em Diversidade e Inclusão, treinador Paralímpico de atletismo Nível III.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em rede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 258-275, 2020.

GODOI, M; KAWASHIMA, L. B; GOMES, L. A. Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, São Paulo, 2020. p. 86-101.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RAIOL, R. A et al. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/8463/7298. Acesso em: 28 maio 2020.

Publicado

2021-07-24

Como Citar

Macedo, L. M. M. ., & Neves, L. E. de O. (2021). Práticas de Educação Física na pandemia por Covid-19. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6283