Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso

Autores

Palavras-chave:

Educação, Base Nacional Comum Curricular, Ensino religioso

Resumo

No Brasil, o Ensino Religioso sempre foi motivo de debates e discussões, como consequência da relação entre educação e religião desde os precursores da educação formal. Diante disso, o presente estudo propõe tecer algumas considerações acerca de como se configura o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando-se a pesquisa bibliográfica, buscando compreender as concepções da base normativa, os aspectos históricos e o processo de construção da proposta para o Ensino Religioso, bem como as competências requeridas no desenvolvimento do aluno por meio do conteúdo. Considera-se que o processo democrático de construção da BNCC atribuiu-lhe maior autenticidade, e as escolhas curriculares estão direcionadas para alcançar a efetivação de uma educação capaz de contribuir para a formação de uma sociedade mais humana. 

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Biografia do Autor

Edilene Batista Gomes, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestranda em Educação PPGE (UFT), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Gestão e Supervisão Escolar com Habilitação em Docência do Ensino Superior e pedagoga.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Gomes, E. B. . (2021). Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6429