A CNDE e as diretrizes internacionais do Banco Mundial

Autores

Palavras-chave:

CNDE, Banco Mundial, Plano Nacional de Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, sob o fundamento da crítica marxista, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, a relação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), com a concretização da Agenda Global de Educação da Unesco, em parceria subserviente com o Banco Mundial. Para tal, analisaremos o documento resultante da Semana de Ação Mundial, realizada em 2017, que trata especificamente da articulação entre as metas do PNE com as metas da agenda Global de Educação. Na análise dos documentos, nos apoiaremos nos escritos de Leher (1998), Mendes Segundo (2005), Souza (2017), Martins (2004), Chaves (2019), Mészáros (2008; 2011). Por fim, concluímos que a CNDE tem sido a principal organização a fomentar ações em torno do cumprimento dessa agenda internacional que preconiza políticas sintonizadas com as diretrizes do Banco Mundial, refletindo sobremaneira, nos contornos das políticas de educação do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociene Araújo Lima, Universidade do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Atua nos seguintes temas: Política Educacional, Agenda internacional de educação, Inferências do Banco Mundial na política educativa dos países pobres.

Emanuela Rútila Monteiro Chaves, Universidade do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Membro do Instituto de Estudos e pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Coordenadora do projeto de extensão “UERN vai á escola: formação e resistência coletiva”.

Referências

ALVES, G. Dimensões da precarização do trabalho: Ensaios de Sociologia do Trabalho. Bauru: Canal 6, 2013.

GENTILI, P. Pedagogia da Exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

GRANEMANN, S. Estado e questão social em tempos de crise do capital. In: GOMES, V. et al. O avesso dos direitos: Amazônia e Nordeste em questão. – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012 (p. 41-60).

LEHER, Roberto. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para alívio da pobreza. 1998. (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

MARTINS, L. M. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. IN DUARTE, N. Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas. São Paulo. Autores Associados, 2004.

MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. O Banco Mundial e suas implicações na política de financiamento da educação básica no Brasil: o FUNDEF no centro do debate. (Tese de Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós- graduação em Educação Brasileira, FACED-UFC,. 2005.

MÉSZAROS, István. A educação para Além do capital. Trad. Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

UNESCO. Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO, 2000. UNESCO. Marco da educação 2030: Declaração de Incheon. Incheon, Coréia do Sul: UNESCO, 2015.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Lima, J. A. ., & Chaves, E. R. M. . (2021). A CNDE e as diretrizes internacionais do Banco Mundial. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6665