A CNDE e as diretrizes internacionais do Banco Mundial
Palavras-chave:
CNDE, Banco Mundial, Plano Nacional de EducaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, sob o fundamento da crítica marxista, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, a relação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), com a concretização da Agenda Global de Educação da Unesco, em parceria subserviente com o Banco Mundial. Para tal, analisaremos o documento resultante da Semana de Ação Mundial, realizada em 2017, que trata especificamente da articulação entre as metas do PNE com as metas da agenda Global de Educação. Na análise dos documentos, nos apoiaremos nos escritos de Leher (1998), Mendes Segundo (2005), Souza (2017), Martins (2004), Chaves (2019), Mészáros (2008; 2011). Por fim, concluímos que a CNDE tem sido a principal organização a fomentar ações em torno do cumprimento dessa agenda internacional que preconiza políticas sintonizadas com as diretrizes do Banco Mundial, refletindo sobremaneira, nos contornos das políticas de educação do Brasil.
Downloads
Referências
ALVES, G. Dimensões da precarização do trabalho: Ensaios de Sociologia do Trabalho. Bauru: Canal 6, 2013.
GENTILI, P. Pedagogia da Exclusão: o neoliberalismo e a crise da escola pública. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GRANEMANN, S. Estado e questão social em tempos de crise do capital. In: GOMES, V. et al. O avesso dos direitos: Amazônia e Nordeste em questão. – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012 (p. 41-60).
LEHER, Roberto. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para alívio da pobreza. 1998. (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
MARTINS, L. M. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. IN DUARTE, N. Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas. São Paulo. Autores Associados, 2004.
MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. O Banco Mundial e suas implicações na política de financiamento da educação básica no Brasil: o FUNDEF no centro do debate. (Tese de Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós- graduação em Educação Brasileira, FACED-UFC,. 2005.
MÉSZAROS, István. A educação para Além do capital. Trad. Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
UNESCO. Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO, 2000. UNESCO. Marco da educação 2030: Declaração de Incheon. Incheon, Coréia do Sul: UNESCO, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jociene Araújo Lima, Emanuela Rútila Monteiro Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.