Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências
Palavras-chave:
SEI, Relato de experiência, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo apresenta o relato de experiência realizado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de educação básica no município de Itapipoca-Ce. A partir do Programa Residência Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE), foi possível aplicar sequências didáticas investigativas - SEI, na modalidade de ensino remoto. Portanto, partindo de abordagens qualitativas, este trabalho objetivou analisar o potencial do ensino por investigação, como estratégia de ensino nas aulas de ciências, a partir de uma sequência didática voltada ao conteúdo de fotossíntese. Conforme os resultados, foi possível observar que durante as atividades argumentativas reflexivas, ocorreu a socialização e contextualização de ideias entre os alunos, gerando engajamento e tornando-os ativos em sala. Desta forma, destaca-se que, mesmo que a experiência tenha ocorrido de forma remota, o SEI colaborou na construção do pensamento crítico-reflexivo dos alunos, de forma ativa e interativa.
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