Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências

Autores

Palavras-chave:

SEI, Relato de experiência, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência realizado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de educação básica no município de Itapipoca-Ce. A partir do Programa Residência Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE), foi possível aplicar sequências didáticas investigativas - SEI, na modalidade de ensino remoto. Portanto, partindo de abordagens qualitativas, este trabalho objetivou analisar o potencial do ensino por investigação, como estratégia de ensino nas aulas de ciências, a partir de uma sequência didática voltada ao conteúdo de fotossíntese. Conforme os resultados, foi possível observar que durante as atividades argumentativas reflexivas, ocorreu a socialização e contextualização de ideias entre os alunos, gerando engajamento e tornando-os ativos em sala. Desta forma, destaca-se que, mesmo que a experiência tenha ocorrido de forma remota, o SEI colaborou na construção do pensamento crítico-reflexivo dos alunos, de forma ativa e interativa.

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Biografia do Autor

Mikaelle Magalhães dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/FACEDI). Bolsista do Programa Residência Pedagógica de Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE).

Nirla do Nascimento Barbosa, Secretaria de Educação de Itapipoca

Licenciada em Ciências Biológicas pela UECE. Graduada em Educação, Profissional, científica e Tecnológica pelo IFCE. Especialista em Ecologia e Gestão Ambiental e em Alfabetização e Multiletramento. Professora de Ciências da Rede Municipal de ensino, em Itapipoca-Ce.

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutorado em Ecologia e Recursos Naturais com ênfase na Educação Ambiental (UFC, 2019).  Experiência na área de Ensino e Pesquisa de Formação de professores de Ciências e Biologia.  Membro do ESCRE (VI) VER / UFBA, da SBEnBio, e da ABRAPEC.  Líder de grupo de pesquisa Ensino em ciências e formação docente-FACEDI/UECE.

Referências

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Santos, M. M. dos ., Barbosa, N. do N. ., & Santana, I. C. H. . (2021). Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6657