Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências

Autores

Palavras-chave:

SEI, Relato de experiência, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência realizado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de educação básica no município de Itapipoca-Ce. A partir do Programa Residência Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE), foi possível aplicar sequências didáticas investigativas - SEI, na modalidade de ensino remoto. Portanto, partindo de abordagens qualitativas, este trabalho objetivou analisar o potencial do ensino por investigação, como estratégia de ensino nas aulas de ciências, a partir de uma sequência didática voltada ao conteúdo de fotossíntese. Conforme os resultados, foi possível observar que durante as atividades argumentativas reflexivas, ocorreu a socialização e contextualização de ideias entre os alunos, gerando engajamento e tornando-os ativos em sala. Desta forma, destaca-se que, mesmo que a experiência tenha ocorrido de forma remota, o SEI colaborou na construção do pensamento crítico-reflexivo dos alunos, de forma ativa e interativa.

Downloads

Biografia do Autor

Mikaelle Magalhães dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/FACEDI). Bolsista do Programa Residência Pedagógica de Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE).

Nirla do Nascimento Barbosa, Secretaria de Educação de Itapipoca

Licenciada em Ciências Biológicas pela UECE. Graduada em Educação, Profissional, científica e Tecnológica pelo IFCE. Especialista em Ecologia e Gestão Ambiental e em Alfabetização e Multiletramento. Professora de Ciências da Rede Municipal de ensino, em Itapipoca-Ce.

Isabel Cristina Higino Santana, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutorado em Ecologia e Recursos Naturais com ênfase na Educação Ambiental (UFC, 2019).  Experiência na área de Ensino e Pesquisa de Formação de professores de Ciências e Biologia.  Membro do ESCRE (VI) VER / UFBA, da SBEnBio, e da ABRAPEC.  Líder de grupo de pesquisa Ensino em ciências e formação docente-FACEDI/UECE.

Referências

ARAUJO, Tamires Bartazar. Produto didático: Uma proposta para o desenvolvimento de sequência investigativa em ciências. Dissertação (Mestrado em ensino) – Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, da Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3077/2/LD_PPGEN_M_Ara%C3%BAjo%2CTamires%20Bartazar_2017_1.pdf. Acesso em:18 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Prefácio. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 164p.

FIAD, Raquel Salek; SILVA, Lilian Lopes Martins da. Escrita na formação docente: relatos de estágio. Acta Scientiarum. Language and Culture. Maringá, v. 31, n. 2, p. 123-131, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i2.3600. Acesso em: 07 jul. 2021

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8a Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. p.107

SCARPA, Daniela Lopes; CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados (online), v. 32, p. 38, 2018.

SASSERON, Lúcia Helena. Ensino Por Investigação: Pressupostos e Práticas. módulos 12. In: Fundamentos teórico-metodológico para o ensino de ciências: a sala de aula- Licenciatura em Ciências. USP/Univesp – módulo 7. p. 116-124, 2014.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Santos, M. M. dos ., Barbosa, N. do N. ., & Santana, I. C. H. . (2021). Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6657