Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores: tessitura de saberes para a formação do Bacharel em Administração

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Projetos Integradores, Saberes, Formação Profissional

Resumo

O presente artigo se dispõe a analisar a contribuição da Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores no Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri, considerando os saberes potencializados na formação profissional. Trata-se de um Estudo de Caso Intrínseco de natureza descritiva, exploratória e analítica, com abordagem qualitativa (ANDRÉ, 2019). A metodologia considerou caminhos norteadores que se sustentam no Paradigma Interpretativo (LINCOLN; GUBA, 2006). Ancorou-se nos pressupostos teóricos do Projeto do Curso (2018), do Regulamento e Manual dos Projetos Integradores (2017), em Fazenda (2008), Pombo (2003), Silva e Lima (2017), Mascarenhas, Zambaldi, Moraes (2011) e Brasil (2005). A interdisciplinaridade é pauta emergente nas bases curriculares de formação profissional, reflexo de um contexto social complexo e dinâmico. Concluiu-se que as vivências enriquecedoras de aprendizagens, o conhecimento prático e a pesquisa, que direciona os graduandos para a produção e socialização de saberes, são contribuições do Projeto Integrador à formação profissional.

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará. É professora DE do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Piripiri.

Edvaldo Pio da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Piripiri. Técnico em Segurança no Trabalho (IFPI).

Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação – Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia (UFMA). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia (UFMA). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino da Leitura e Escrita como Processos Dialógi"cos (GLEPDIAL).

Referências

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Silva, J. F. L. e ., Silva, E. P. da ., & Ferreira, E. M. B. . (2021). Interdisciplinaridade nos Projetos Integradores: tessitura de saberes para a formação do Bacharel em Administração . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6479