A educação infantil no cenário desafiador da pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Educação Infantil, Pandemia da covid-19, Trabalho remoto, Relação escola e famílias, Distanciamento socialResumo
O estudo descreve a síntese das interações que complementaram, no contexto familiar em tempos de pandemia da covid-19, a educação e o cuidado de crianças matriculadas em uma turma de infantil 4 de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Trata-se do relato de experiência das estratégias que desenvolvi para manter os vínculos afetivos durante os meses de março a dezembro de 2020. Pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada em documentos curriculares nacionais que expõem e discutem as ações efetivadas durante a suspensão das atividades presenciais, sem a intenção de substituir o papel da Educação Infantil ou invadir o espaço doméstico. As principais estratégias utilizadas para interagir com as crianças e para apoiar as famílias foram: troca de informações sobre a doença e benefícios sociais, empréstimo de livros, indicação de serviços e programações on-line, encontros virtuais, ligações, chamadas de vídeo e sugestões de histórias e brincadeiras.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Versão final. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Câmara da Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2009.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2009]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 jul. 2021.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M; FARIAS, I. M. S; SALES, J. A. M. Abordagens quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação: velhas e novas mediações e compreensões. In: FARIAS, I. M. S; NUNES, J. B. C; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.
(Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010, v. I, p. 53-66.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diana Aguiar Salomão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.