A educação infantil no cenário desafiador da pandemia da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia da covid-19, Trabalho remoto, Relação escola e famílias, Distanciamento social

Resumo

O estudo descreve a síntese das interações que complementaram, no contexto familiar em tempos de pandemia da covid-19, a educação e o cuidado de crianças matriculadas em uma turma de infantil 4 de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Trata-se do relato de experiência das estratégias que desenvolvi para manter os vínculos afetivos durante os meses de março a dezembro de 2020. Pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada em documentos curriculares nacionais que expõem e discutem as ações efetivadas durante a suspensão das atividades presenciais, sem a intenção de substituir o papel da Educação Infantil ou invadir o espaço doméstico. As principais estratégias utilizadas para interagir com as crianças e para apoiar as famílias foram: troca de informações sobre a doença e benefícios sociais, empréstimo de livros, indicação de serviços e programações on-line, encontros virtuais, ligações, chamadas de vídeo e sugestões de histórias e brincadeiras.

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Biografia do Autor

Diana Aguiar Salomão, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Referências

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(Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010, v. I, p. 53-66.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Salomão, D. A. . (2021). A educação infantil no cenário desafiador da pandemia da Covid-19. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6557