“Meu quintal é maior que o mundo”: reflexões sobre currículo na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Currículo, Planejamento, InteraçõesResumo
O presente artigo aborda reflexões acerca da compreensão de currículo na Educação Infantil. Para este feito, relacionou-se as orientações publicadas pela Secretaria Municipal de Educação do município de Fortaleza e algumas propostas de interações planejadas por uma docente dessa rede durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. Foi possível encontrar nos documentos, a priorização do uso da brincadeira e da manutenção das relações entre instituições e famílias, fato que vai ao encontro das normatizações já existentes para a etapa. A proposta descrita traz elementos que buscam seguir essas orientações, assim como vão ao encontro dos avanços construídos em relação a concepções e desenvolvimento de práticas pedagógicas para esta etapa da educação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria C. S. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. BH: UFMG, 2010.
BARBOSA, Maria C. S.; OLIVEIRA, Zilma R. Currículo e Educação Infantil. In: MEC/SEB. Currículo e linguagem na Educação Infantil. Coleção Leitura e escrita na educação infantil; v. 7. Brasília: MEC/SEB, 2016.
BONFIM, Patrícia V.; OSTETTO, Luciana E. Na gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n.14, maio/ago 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1647/2475. Acesso em: 05 ago. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer 20/09. Resolução no 05/09 Brasília: MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
CASTRO, Mayara Alves de; VASCONCELOS, José Gerardo; ALVES, Maria Marly Alves. “Estamos em casa!”: narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3716. Acesso em: 05 ago. 2021.
COSTA, Maria Aparecida Alves da; SILVA, Francisco Mário Carneiro da; SOUZA, Davison da Silva. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 05 ago. 2021.
CRUZ, Silvia H. V. (org.) A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.
CRUZ, Silvia H. V. As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil: uma breve apresentação. In: TV Escola, Salto para o futuro. Novas Diretrizes para a Educação Infantil. Ano XXIII. Boletim 9, Junho de 2013.
CRUZ, Silvia H. V.; MARTINS, Cristiane A.; CRUZ, Rosimeire C. A. A Educação Infantil e demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para o retorno às atividades presenciais. Revista Zero-a-seis, v. 23, n. especial, jan/2021. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3163.
FORTALEZA. SME orienta a organização de interações/vivências no apoio as famílias da Educação Infantil no período de suspensão do atendimento presencial. FORTALEZA, 2020. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias. Acesso em: 05 ago. 2021.
FORMAN, George. O uso das mídias digitais em Reggio Emilia. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto Alegre: Penso, 2016.
QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação no Brasil: um campo de estudos em construção. In: FARIA, A. L. G.; DEMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (orgs.) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
ROCHA, Eloisa A. C. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Tese de Doutorado. Universidade de Campinas, SP, 1998.
SANTOS, Lilian S. dos. O que a escuta das crianças revela sobre os currículos praticados na Educação Infantil? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5119. Acesso em: 05 ago. 2021.
TIRIBA, Lea. Educação Infantil como direito e alegria. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
ZAVALLONI, Gianfranco. A pedagogia do caracol: Por uma escola lenta e não violenta. Americana, SP: Adonis, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula Azevedo Furtado, Francisca Paloma Almeida Vital
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.