Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE

Autores

Palavras-chave:

Estágio, Reflexão, Experiência, Docência

Resumo

O estágio é um momento de reflexão da nossa prática, assim como um proporcionador de experiencias profissionais. O presente trabalho objetiva, com base em análises bibliográficas, apresentar a importância do estágio como fonte de reflexões para a prática docente. Também, aborda as diferentes experiências e desafios vivenciados ao longo dos Estágios Supervisionados I e II no curso de Letras Português da FECLESC/UECE. A metodologia, aqui abordada, diz respeito a análise de estudos bibliográficos, e as experiências vivenciadas durante a realização dos dois períodos. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que traz como resultado a reflexão de nossa prática docente e da importância do estágio como uma disciplina reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Tiago da Silva Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Letras Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará, FECLESC/UECE. Bolsista de Iniciação Científica voltada para a evasão estudantil nos cursos de licenciatura da FECLESC/UECE.

 

Francisca Erislania Feitoza, Faculdade Única De Ipatinga

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE. Especialista em Docência em letras e práticas pedagógicas; Pós-graduanda em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade Única.

Joyce Barros Costa, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista pelo programa PRAE com atividades voltadas para a instituição acadêmica.

Referências

ARAUJO, Regiane Rodrigues; Lima, Maria Socorro Lucena. Formação de professores pelo estágio supervisionado. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores, Endipe, 2014. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/FORMA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES%20PELO%20EST%C3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

BRASIL. Resolução nº 4441, de 05 de agosto de 2019. Regulamenta o estágio obrigatório e não obrigatório dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará. Disponível em: http://www.uece.br/wp-content/uploads/2019/08/RES-4441-CEPE.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

DALLAZEM, Aline. Estágio curricular obrigatório: vivências musicais na educação de crianças. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1,p. 1-10,2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/350. Acesso em: 28 jul. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PINHEIRO, Willian Moraes; LIMA, Nara Lucia Gomes; SILVA, Tatiana Maria Ribeiro. Reflexões acerca do estágio na graduação: relato de experiência do curso de pedagogia. V Seminário estadual de práticas educativas, memorias e oralidades, v. 2, p. 311-319, 2018. Disponível em: https://pemouece.wixsite.com/viisepemo. Acesso em: 14 maio 2021.

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Pinheiro, . . F. T. da S. ., Feitoza, F. E. ., & Costa, J. B. (2021). Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6157