Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE

Autores

Palavras-chave:

Estágio, Reflexão, Experiência, Docência

Resumo

O estágio é um momento de reflexão da nossa prática, assim como um proporcionador de experiencias profissionais. O presente trabalho objetiva, com base em análises bibliográficas, apresentar a importância do estágio como fonte de reflexões para a prática docente. Também, aborda as diferentes experiências e desafios vivenciados ao longo dos Estágios Supervisionados I e II no curso de Letras Português da FECLESC/UECE. A metodologia, aqui abordada, diz respeito a análise de estudos bibliográficos, e as experiências vivenciadas durante a realização dos dois períodos. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que traz como resultado a reflexão de nossa prática docente e da importância do estágio como uma disciplina reflexiva.

Downloads

Biografia do Autor

Francisco Tiago da Silva Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em Letras Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará, FECLESC/UECE. Bolsista de Iniciação Científica voltada para a evasão estudantil nos cursos de licenciatura da FECLESC/UECE.

 

Francisca Erislania Feitoza, Faculdade Única De Ipatinga

Graduada em Letras Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE. Especialista em Docência em letras e práticas pedagógicas; Pós-graduanda em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade Única.

Joyce Barros Costa, Universidade Estadual do Ceará

Estudante de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista pelo programa PRAE com atividades voltadas para a instituição acadêmica.

Referências

ARAUJO, Regiane Rodrigues; Lima, Maria Socorro Lucena. Formação de professores pelo estágio supervisionado. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores, Endipe, 2014. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/FORMA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES%20PELO%20EST%C3%81GIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

BRASIL. Resolução nº 4441, de 05 de agosto de 2019. Regulamenta o estágio obrigatório e não obrigatório dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará. Disponível em: http://www.uece.br/wp-content/uploads/2019/08/RES-4441-CEPE.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

DALLAZEM, Aline. Estágio curricular obrigatório: vivências musicais na educação de crianças. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1,p. 1-10,2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/350. Acesso em: 28 jul. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PINHEIRO, Willian Moraes; LIMA, Nara Lucia Gomes; SILVA, Tatiana Maria Ribeiro. Reflexões acerca do estágio na graduação: relato de experiência do curso de pedagogia. V Seminário estadual de práticas educativas, memorias e oralidades, v. 2, p. 311-319, 2018. Disponível em: https://pemouece.wixsite.com/viisepemo. Acesso em: 14 maio 2021.

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Pinheiro, . . F. T. da S. ., Feitoza, F. E. ., & Costa, J. B. (2021). Tecendo experiência: relatos dos estágios supervisionados I e II do curso de letras FECLESC/UECE. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6157