Estudo colaborativo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Infantil
Palavras-chave:
Estudo, Colaborativo, Habilidades, SocioemocionaisResumo
O presente artigo visou desenvolver uma pesquisa teórica e prática sobre o estudo colaborativo, que foi realizado em uma escola de ensino privado, na etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Quixadá. O estudo abordou teorias acerca da prática em questão, elencando sua influência na ação pedagógica e no desenvolvimento dos alunos. O objetivo é de identificar as contribuições do estudo colaborativo, como uma forma de fazer um recorte dos principais conteúdos sobre o tema e ter contato com dados coletados na respectiva instituição. A metodologia centrou-se na revisão bibliografia e estudo de caso, com o uso de questionário. Nesse sentido, o referencial teórico abrange um conjunto literaturas especializadas, tais como: Catania (1999), Piaget (1971), Torres (2015), Rego (2012). Os resultados evidenciam que a abordagem colaborativa tem sido um meio efetivo e significativo, que gerou frutos positivos no aperfeiçoamento profissional e no processo cognitivo dos educandos.
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Referências
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