Estudo colaborativo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais na Educação Infantil
Palavras-chave:
Estudo, Colaborativo, Habilidades, SocioemocionaisResumo
O presente artigo visou desenvolver uma pesquisa teórica e prática sobre o estudo colaborativo, que foi realizado em uma escola de ensino privado, na etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Quixadá. O estudo abordou teorias acerca da prática em questão, elencando sua influência na ação pedagógica e no desenvolvimento dos alunos. O objetivo é de identificar as contribuições do estudo colaborativo, como uma forma de fazer um recorte dos principais conteúdos sobre o tema e ter contato com dados coletados na respectiva instituição. A metodologia centrou-se na revisão bibliografia e estudo de caso, com o uso de questionário. Nesse sentido, o referencial teórico abrange um conjunto literaturas especializadas, tais como: Catania (1999), Piaget (1971), Torres (2015), Rego (2012). Os resultados evidenciam que a abordagem colaborativa tem sido um meio efetivo e significativo, que gerou frutos positivos no aperfeiçoamento profissional e no processo cognitivo dos educandos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 mai. 2019.
CATANIA, A. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4. ed. Porto
Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC, E. J. El aprendizaje cooperativo enel aula. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1999. Disponível em: https://issuu.com/tomasmonges/docs/johnson__d._w.__johnson__r._t.____h. Acesso em: 22 maio 2019.
NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da Aprendizagem. 3. ed. Ceará: EdUECE, 2015.
PIAGET, J. A epistemologia genética. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1973.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
TORRES, P. L. Metodologias para a produção do conhecimento: da concepção à prática. 1. ed. Curitiba: SENAR-PR, 2015. Disponível em: http://www.agrinho.com.br/ebook/senar/livro1/files/MetodologiaProducaoConhecimento.pdf. Acesso em: 23 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisca Tainá Costa Pinheiro, Benjamim Machado de Oliveira Neto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.