Biografia de Maria José Portela: Trajetória formativa e iniciação à docência

Autores

Palavras-chave:

Biografia, Educação, Docência

Resumo

O objetivo desse trabalho é biografar a professora Maria José Portela com ênfase na sua trajetória formativa e iniciação à docência. Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica, amparada teoricamente na história cultural e metodologicamente na história oral de vida.  Utiliza como objeto de estudo as oralidades de Maria José Portela, mais conhecida como Mazé. As narrativas dela foram coletadas e gravadas por meio de entrevista livre e em seguida foram transcritas e textualizadas.  Os resultados apontaram que Mazé foi uma criança que passou por dificuldade quando perdeu o pai ainda muito cedo, estudou em colégio interno, e mesmo com adversidades conseguiu cursar uma graduação em pedagogia e uma pós-graduação em gestão escolar pela Universidade Estadual do Ceará, iniciando no magistério aos quinze anos de idade, profissão a qual se dedicou até a aposentadoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Fonseca Abreu, . Universidade Estadual do Ceará

Pós-graduanda em Alfabetização de crianças e multiletramentos (UECE). Graduanda em Pedagogia (UECE). Psicopedagoga clínica e institucional (FVJ). Graduada em História (UVA). Bolsista Capes/ Programa de Iniciação científica à docência - PIBID

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/ UECE). Bolsista Capes/Funcap.

Referências

ALBERTI, V. Manual de história oral. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BURKE, P. O que é História Cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Edusp, 2015.

FIALHO, L. M. F. A experiência socioeducativa de internação na vida de jovens em conflito com a lei. 2012. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da

educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000400067&lang=pt Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de

uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188,

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182 Acesso

em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371- 387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: FGV, 2003.

LORIGA, S. O pequeno X: da Biografia à História. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LOURO, G. L. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 443-481.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020.

Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094 Acesso em :29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24959 Acesso em: 28 abr. 2021.

SHIROMA, O. E.; MORAES, M. C.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Abreu, A. P. da F. ., & Carvalho, S. O. C. (2021). Biografia de Maria José Portela: Trajetória formativa e iniciação à docência . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6207