Patrimônio cultural nos livros didáticos de história: decolonialidade em foco
Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Decolonial, Livro didáticoResumo
Nesta pesquisa temos como objeto de investigação o patrimônio cultural, em especial nos âmbitos: material e imaterial. O nosso objetivo é analisar como o patrimônio é abordado nos livros didáticos de História dos anos finas do Ensino Fundamental, com foco especial na perspectiva decolonial. Partiremos das seguintes indagações: Qual é o conceito de patrimônio que permeia os conteúdos de História nas coleções didáticas aprovadas na última edição do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)? A perspectiva decolonial tem espaço na abordagem patrimonial? Fizemos uma investigação documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o patrimônio cultural. Dialogamos com Gonçalves, Santos, Funari e Pelegrini. Tivemos como fonte direta duas coleções de livros didáticos de História das séries finais do Ensino Fundamental.
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Referências
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: Sobre o estado da Arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set/dez. 2004.
FUNARI, P. P. A.; PELEGRINI, S. C. A. Patrimônio histórico e cultural. 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.
Gonçalves, J. R. S. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, 2007.
SANTOS. B. S. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina.SA. Janeiro, 2009.
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