Patrimônio cultural nos livros didáticos de história: decolonialidade em foco

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Decolonial, Livro didático

Resumo

Nesta pesquisa temos como objeto de investigação o patrimônio cultural, em especial nos âmbitos: material e imaterial. O nosso objetivo é analisar como o patrimônio é abordado nos livros didáticos de História dos anos finas do Ensino Fundamental, com foco especial na perspectiva decolonial. Partiremos das seguintes indagações: Qual é o conceito de patrimônio que permeia os conteúdos de História nas coleções didáticas aprovadas na última edição do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)? A perspectiva decolonial tem espaço na abordagem patrimonial? Fizemos uma investigação documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o patrimônio cultural. Dialogamos com Gonçalves, Santos, Funari e Pelegrini. Tivemos como fonte direta duas coleções de livros didáticos de História das séries finais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Armstrong Carvalho de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará, Bolsista de Iniciação Cientifica – FUNCAP e participante do projeto de extensão “O professor de história e o patrimônio cultural: faz escuro, mas eu canto.”

Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Professora do Curso de Pedagogia da UECE. Professora do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL/UECE. E professora do ProfHistória da UERN. Pós-doutora em Educação, pela UFU-MG; Doutora em Educação, pela UFRN; Mestre em História Social, pela UFC; Especialista em Metodologia do Ensino, pela UVA-Ce; Graduada em História, pela UECE

Referências

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: Sobre o estado da Arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set/dez. 2004.

FUNARI, P. P. A.; PELEGRINI, S. C. A. Patrimônio histórico e cultural. 2ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.

Gonçalves, J. R. S. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, 2007.

SANTOS. B. S. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina.SA. Janeiro, 2009.

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Queiroz, G. A. C. de ., & Silva, I. B. da . (2021). Patrimônio cultural nos livros didáticos de história: decolonialidade em foco. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6288