Pesquisa histórica no Ensino Médio: possibilidades e potencialidades
Palavras-chave:
Ensino de História, Ensino Remoto, Introdução aos Estudos Históricos., História de vidaResumo
Este texto apresenta um relato de atividades de pesquisa realizadas com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, na disciplina de História, durante o primeiro bimestre de 2020, em uma escola em tempo integral de Fortaleza. Durante algumas semanas, os estudantes foram estimulados a pesquisar sobre a história de suas famílias, buscando fontes, entrevistando parentes e trabalhando com esses materiais. Após isso, os estudantes construíram pequenos textos sintetizando o que haviam descoberto em suas pesquisas e expondo como foi a experiência de investigar sobre suas próprias histórias. Ao utilizarmos esta metodologia ativa de ensino, foi possível discutir com os estudantes como é realizado o trabalho de historiadores, bem como refletir acerca da importância que cada indivíduo tem na sociedade, desconstruindo a ideia de que a História é feita apenas por aqueles que têm o domínio político, econômico ou religioso.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In.: PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
BARROS, José d’Assunção. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
MORAN, José. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In.: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Fazer História: A importância de ler, interpretar e escrever em sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roberta Kelly Santos Maia Pontes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.