Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Escola regular, Formação docenteResumo
O presente artigo aborda algumas questões que envolvem o binômio educação e inclusão escolar. Tem-se por objetivo geral discorrer sobre as transformações fundamentais que devem ocorrer no currículo escolar e na formação docente com vistas à prática inclusiva de educação. Como objetivos específicos, o estudo visa: investigar as transformações fundamentais para a prática da Educação Inclusiva; verificar a existência da relação entre Educação Inclusiva e formação docente; conhecer a função da escola perante a Educação Inclusiva; e analisar o papel do professor frente ao desafio de incluir. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica de cunho exploratório. O estudo aponta como resultado que a Educação Inclusiva requer adaptações no ambiente educacional, que vão desde uma postura acolhedora da escola em relação às crianças com deficiência até inovações metodológicas na prática pedagógica do professor na sala de aula.
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