Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Escola regular, Formação docente

Resumo

O presente artigo aborda algumas questões que envolvem o binômio educação e inclusão escolar. Tem-se por objetivo geral discorrer sobre as transformações fundamentais que devem ocorrer no currículo escolar e na formação docente com vistas à prática inclusiva de educação. Como objetivos específicos, o estudo visa: investigar as transformações fundamentais para a prática da Educação Inclusiva; verificar a existência da relação entre Educação Inclusiva e formação docente; conhecer a função da escola perante a Educação Inclusiva; e analisar o papel do professor frente ao desafio de incluir. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica de cunho exploratório. O estudo aponta como resultado que a Educação Inclusiva requer adaptações no ambiente educacional, que vão desde uma postura acolhedora da escola em relação às crianças com deficiência até inovações metodológicas na prática pedagógica do professor na sala de aula.

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Biografia do Autor

Ana Karla Gomes Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Graduada em Pedagogia pela UECE e professora substituta da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Tarcileide Maria Costa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Mestre em Educação, Especialista em Psicomotricidade e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Referências

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Barbosa, A. K. G. ., & Bezerra, T. M. C. (2021). Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino Em Perspectivas, 2(2), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871

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