As contribuições do MST na luta pela educação do campo

Autores

Palavras-chave:

MST, Educação do Campo, Luta contra o capital

Resumo

O MST tem em sua práxis a peculiaridade da luta contra a hegemonia do capital. A educação é, para o movimento, uma ferramenta de libertação dessa hegemonia. Nesse sentido, objetiva-se aqui analisar na trajetória do MST o processo de luta e construção da Educação do Campo no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo os Boletins e Cadernos de Educação produzidos e publicizados pelo MST como fonte de dados. A análise dos materiais encontrados na Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira, organizada pelo MST, demonstraram que a história da educação do campo se confunde a trajetória do próprio movimento. Concluiu-se, com isso, que os materiais produzidos pelo MST recontam a luta pela Educação do Campo, além de apresentar os fundamentos teóricos dessa nova concepção de educação que visa a formação integral de indivíduos que sejam críticos, participativos e militantes das causas da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília dos Santos Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

João Pedro de Lima Santos

Estudante de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Menbro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

Maria Aires de Lima

Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

Referências

BIBLIOTECA da Questão Agrária. [S. l.], 2021. Disponível em: https://mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/. Acesso em: 24 jun. 2021.

BOLETIM DA EDUCAÇÃO: Ocupar, resistir e produzir também na educação. [S. l.]: MST, 1992-2014. Disponível em: https://mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/. Acesso em: 24 jun. 2021.

CADERNO DA EDUCAÇÃO. [S. l.: s. n.], 1992-2005. Disponível em: https://mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/. Acesso em: 24 jun. 2021.

CALDART, Roseli S. Educação em movimento: formação de educadoras e educadores do MST. Petrópolis: Vozes, 1997.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Vidal, M. dos S. ., Santos, J. P. de L. ., & Lima, M. A. de . (2021). As contribuições do MST na luta pela educação do campo. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6422

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)