As contribuições do MST na luta pela educação do campo
Palavras-chave:
MST, Educação do Campo, Luta contra o capitalResumo
O MST tem em sua práxis a peculiaridade da luta contra a hegemonia do capital. A educação é, para o movimento, uma ferramenta de libertação dessa hegemonia. Nesse sentido, objetiva-se aqui analisar na trajetória do MST o processo de luta e construção da Educação do Campo no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo os Boletins e Cadernos de Educação produzidos e publicizados pelo MST como fonte de dados. A análise dos materiais encontrados na Biblioteca Digital da Questão Agrária Brasileira, organizada pelo MST, demonstraram que a história da educação do campo se confunde a trajetória do próprio movimento. Concluiu-se, com isso, que os materiais produzidos pelo MST recontam a luta pela Educação do Campo, além de apresentar os fundamentos teóricos dessa nova concepção de educação que visa a formação integral de indivíduos que sejam críticos, participativos e militantes das causas da classe trabalhadora.
Downloads
Referências
BIBLIOTECA da Questão Agrária. [S. l.], 2021. Disponível em: https://mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/. Acesso em: 24 jun. 2021.
BOLETIM DA EDUCAÇÃO: Ocupar, resistir e produzir também na educação. [S. l.]: MST, 1992-2014. Disponível em: https://mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/. Acesso em: 24 jun. 2021.
CADERNO DA EDUCAÇÃO. [S. l.: s. n.], 1992-2005. Disponível em: https://mst.org.br/biblioteca-da-questao-agraria/. Acesso em: 24 jun. 2021.
CALDART, Roseli S. Educação em movimento: formação de educadoras e educadores do MST. Petrópolis: Vozes, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marília dos Santos Vidal, João Pedro de Lima Santos, Maria Aires de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.