Planilhas eletrônicas como ferramentas de acompanhamento educacional na pandemia

Autores

Palavras-chave:

Planilhas eletrônicas, Gestão escolar, Gerenciamento

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o uso de planilhas eletrônicas foi capaz de simplificar e otimizar o processo de análise e acompanhamento escolar, particularmente na Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, na cidade de Pacajus-CE, no período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Baseado em pesquisa qualitativa e quantitativa do uso desta ferramenta de gerenciamento administrativo, este trabalho tenta evidenciar que intervenções simples podem aprimorar rotinas administrativas e aperfeiçoar as tomadas de decisões gerenciais principalmente em ambiente educacional. Torna-se, ainda, pretensão deste laboral acadêmico fomentar o letramento digital dos profissionais da educação através do uso de novas ferramentas educacionais digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genegleisson Queiroz de Paula, Governo do Estado do Ceará

Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Futura (2019). Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2010). graduando em Engenharia Civil pela Unifanor. Professor efetivo de Música da Prefeitura Municipal de Horizonte (2016). Professor efetivo de Artes do Governo do Estado do Ceará (2021).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2019). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa em Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Bolsista CAPES.

Michele Gomes de Queiroz, Prefeitura de Fortaleza

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pós-graduada em Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduanda em Letras Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. 

Referências

LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento, Execução e Avaliação No Ensino - A Busca de um Desejo -. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 2, n. 2, 11.1993.

MELO, Italo Vaz de. As Consequências da pandemia (Covid-19) na Rede Municipal de ensino: impactos e desafios, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal Goiano, Ipamerim-Go. 2020.

OMS. Discurso de abertura do Diretor-Geral da OMS no briefing para a mídia sobre Covid-19 - 11 de março de 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 15 jun. 2021.

PESSOA, Yago Bezerra. Letramento digital e trabalho docente em contexto de pandemia. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1720. Acesso em: 15 jun. 2021.

SENHORAS, Elói Martins. (2020). Coronavírus e Educação: Análise dos impactos assimétricos. Boletim de conjuntura (BOCA), 2 (5). http://doi.org/10.5281/zenodo.3828085.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Paula, G. Q. de, Sousa, F. G. A. de ., & Queiroz, M. G. de. (2021). Planilhas eletrônicas como ferramentas de acompanhamento educacional na pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6237

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)