História e Memória: âncoras teóricas para a escrita biográfica

Autores

Palavras-chave:

História, Memória, Biografia, Pesquisa biografia

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em educação, do tipo biográfica, da autora principal, intitulado “Maria Grasiela Teixeira Barroso: legado para a formação da enfermagem cearense”, defendida em 2021, na Universidade Estadual do Ceará. A partir de fundamentações que compuseram o referencial epistemológico da pesquisa dissertativa, objetivamos, aqui, discutir os conceitos de História e Memória e sua relação com a pesquisa de cunho biográfico, bem como tecer reflexões teóricas que dialogam com esse tipo de pesquisa dando-lhe sustentabilidade e rigor científico. Nesse escopo, utilizamos uma abordagem qualitativa, do tipo teórica, cuja escrita delineou-se em aportes teóricos acerca da Biografia, da História e da Memória, imbricando-se. Concluímos que tanto a História como a Memória configuram-se como âncoras epistemológicas para contar a história de qualquer sujeito, possibilitando, assim, a produção de pesquisas biográficas com o devido rigor científico.

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Biografia do Autor

Mariza da Costa Pereira, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE); licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora efetiva da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia; Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca; Mestrado em Educação (UFC) e graduação em Enfermagem (UFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE);

Tássia Fernandes Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação (PPGE/UECE); Mestra em Educação Brasileira e licenciada em Pedagogia (UFC); Pós-graduanda em Direito Educacional e Gestão de Instituições educacionais (UNINTER); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA).

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Pereira, M. da C. ., Nóbrega-Therrien, S. M. ., & Ferreira, T. F. . (2021). História e Memória: âncoras teóricas para a escrita biográfica. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6210