História e Memória: âncoras teóricas para a escrita biográfica
Palavras-chave:
História, Memória, Biografia, Pesquisa biografiaResumo
O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em educação, do tipo biográfica, da autora principal, intitulado “Maria Grasiela Teixeira Barroso: legado para a formação da enfermagem cearense”, defendida em 2021, na Universidade Estadual do Ceará. A partir de fundamentações que compuseram o referencial epistemológico da pesquisa dissertativa, objetivamos, aqui, discutir os conceitos de História e Memória e sua relação com a pesquisa de cunho biográfico, bem como tecer reflexões teóricas que dialogam com esse tipo de pesquisa dando-lhe sustentabilidade e rigor científico. Nesse escopo, utilizamos uma abordagem qualitativa, do tipo teórica, cuja escrita delineou-se em aportes teóricos acerca da Biografia, da História e da Memória, imbricando-se. Concluímos que tanto a História como a Memória configuram-se como âncoras epistemológicas para contar a história de qualquer sujeito, possibilitando, assim, a produção de pesquisas biográficas com o devido rigor científico.
Downloads
Referências
BARROS, José D’Assunção. O campo da História: especialidades e abordagens. 9. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. 222p.
BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história, ou, o ofício de historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 155p.
BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi et al. (Org.). Fontes Históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 203-233.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: USP, 1983. 401p.
BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. 7 ª reimpressão. São Paulo: Unesp, 1992. 354p.
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Trad. Sergio Goes de Paula. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008. 191p.
CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 67, p. 153-182, 1999. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/es/v20n67/v20n67a05.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.
CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Percurso Profissional e Impressões do Velho Mundo: Aspectos Biográficos da Professora e Jornalista Edite Braga (1899-1950). In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. (Org.). Histórias de Mulheres: amor, violência e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2015. p. 399-418.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 1990. 244p.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2015. 421p.
HALWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. 2. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990. 189p.
JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. 1. ed. Fortaleza: Premius, 2011. 153p.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão. 1. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990. 476p.
MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.
RICOEUR, Paul. A História, a Memória e o esquecimento. Tradução: Alain François et al. 6ª reimpressão. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. 523p.
RODRIGUES, Rui Martinho. Biografia e Gênero. In: FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério. (Orgs). Biografia de Mulheres. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 54-70.
VILAS BOAS, Sérgio. Biografismo: reflexões sobres as escritas da vida. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014. 254p.
WOOLF, Virgínia. A arte da biografia. In: O valor do riso e outros ensaios. Tradução e organização: Leonardo Fróes. 1. ed. eletrônica. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 244-265.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariza da Costa Pereira, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Tássia Fernandes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.