Suzana Lopes de Sousa e Julieni Pinagé do Nascimento: tecitura biográfica de educadoras cearenses

Autores

Palavras-chave:

Biografia de Educadoras, História da Educação, Docência

Resumo

Este trabalho tece reflexões sobre a biografia das educadoras cearenses Suzana Lopes de Sousa e Julieni Pinagé do Nascimento; no que se refere à carreira e os saberes docentes, resultantes das suas respectivas histórias de vida. Tem como objetivo evidenciar a trajetória das educadoras em diferentes períodos, desenvolvendo um diálogo entre a história de formação e atuação de cada uma das entrevistadas e as implicações nas práticas pedagógicas. Justificando-se pela possibilidade de compreensão sobre formação e prática profissional docente pela trajetória das educadoras. Para alcançar este escopo utilizou-se da História Oral como metodologia, em que foi utilizada a concepção do tipo biográfica. Considerou-se entender as relações e divergências existentes a partir da história das educadoras e a aplicação dos conhecimentos profissionais, bem como, os elementos das trajetórias de vida como dimensões relevantes para as práticas pedagógicas apesar dos tempos e narrativas em contextos diferenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Lopes de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Kelvia de Assis Cavalcante Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

ALBERTI, V. História dentro da História. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 155-202.

BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M.; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 27 jun. 2021.

BURKE, P. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

CARVALHO, S. O. C.; FIALHO, L. M. F. Preservação da memória de educadoras cearenses: história oral e magistério. XI Encontro Regional Nordeste de História Oral, v. 1, p. 1-13, 2017. Disponível: http://www.nordeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/7/1493417953_ARQUIVO_A RTIGOCOMPLETO.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021.

COELHO, K. C. A. A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529. Acesso em: 26 jun. 2021.

DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. 2. ed. São Paulo: USO, 2015.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 25 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 25 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 24 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 24 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083. Acesso em: 25 jun. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992. Acesso em: 25 jun. 2021.

FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 24 jun. 2021.

FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441. Acesso em: 24 jun. 2021.

FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 24 jun. 2021.

JUCÁ, G. N. M. As trilhas opcionais nos caminhos da História. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. (Org.). Memórias no plural. Fortaleza: LCR, 2001. p. 11-17.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197. Acesso em: 29 abr. 2021.

MACHADO, C. Prefácio. In: FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS, J.G.; SANTANA, J. R. (Orgs.). Biografia de mulheres. Fortaleza. EdUECE, 2015.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094. Acesso em: 24 jun. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 24 jun. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Farias, B. L. de, Silva, K. de A. C., & Pereira, A. S. M. . (2021). Suzana Lopes de Sousa e Julieni Pinagé do Nascimento: tecitura biográfica de educadoras cearenses. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5973

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)