Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Educação, Ensino, TICs, Aprendizagem, Ensino de HistóriaResumo
O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no campo da Educação já não corresponde a uma mera abstração. Todavia, é importante reconhecer que não basta apenas utilizar os recursos tecnológicos e acreditar que, por si mesmos, vão garantir o pleno desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O papel do(a) professor(a), ao invés de parecer reduzido, deve revestir-se de um compromisso ainda maior no sentido de mediar a relação do(a) estudante com os recursos tecnológicos, favorecendo a construção de conhecimento e não apenas a absorção de informações. Assim, o presente texto tem como objetivo discutir desafios e apontar, na medida do possível, perspectivas concernentes ao uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de História. A metodologia empregada consistiu na revisão de literatura e na pesquisa, seleção e consulta de sites e plataformas a fim de sugerir materiais, temáticas, metodologias, sequências didáticas, etc., para o ensino de História. Espera-se, deste modo, contribuir com professores e estudantes para o enriquecimento das reflexões e dos debates a respeito do ensino de História e suas possibilidades.
Downloads
Referências
ABUD, Kátia. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
ARAÚJO, L. F. F.; PROGETTI, C. B.; SANTOS, R. A. dos. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e334992, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.4992. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992. Acesso em: 28 fev. 2023.
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.
FERREIRA, Carlos A. L. Ensino de História e a incorporação das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma reflexão. Revista de História Regional 4(2): pp. 139-157, Inverno, 1999.
FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, Francisco (org.). A educação no século XXI: Os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREITAS, Izis Pollyanna Teixeira Dias de; PEREIRA, Nallyne Celene Neves. Ensino de História: o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem histórica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4947. Acesso em: 28 fev. 2023.
LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.
LEIVAS, Marta. “No olho do furacão”: as novas tecnologias e a educação hoje. In: SILVA, Mozart Linhares da (org.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
REIS, José Carlos. A História, entre a Filosofia e a Ciência. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-educacional da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
SOUZA, Raone Ferreira. O podcast no ensino de História e as demandas do tempo presente: que possibilidades? Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, n. 11, dez. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/31585/22491. Acesso em 03 nov. 2022.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Max RodolfoRoque da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.