Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Educação, Ensino, TICs, Aprendizagem, Ensino de História

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no campo da Educação já não corresponde a uma mera abstração. Todavia, é importante reconhecer que não basta apenas utilizar os recursos tecnológicos e acreditar que, por si mesmos, vão garantir o pleno desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O papel do(a) professor(a), ao invés de parecer reduzido, deve revestir-se de um compromisso ainda maior no sentido de mediar a relação do(a) estudante com os recursos tecnológicos, favorecendo a construção de conhecimento e não apenas a absorção de informações. Assim, o presente texto tem como objetivo discutir desafios e apontar, na medida do possível, perspectivas concernentes ao uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de História. A metodologia empregada consistiu na revisão de literatura e na pesquisa, seleção e consulta de sites e plataformas a fim de sugerir materiais, temáticas, metodologias, sequências didáticas, etc., para o ensino de História. Espera-se, deste modo, contribuir com professores e estudantes para o enriquecimento das reflexões e dos debates a respeito do ensino de História e suas possibilidades.

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Biografia do Autor

Max RodolfoRoque da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Mestre em Educação pela UFPE.

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

Silva, M. R. da. (2023). Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas . Ensino Em Perspectivas, 4(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10099