A Cartografia ao longo da história da humanidade: importância e avanços técnicos
Palavras-chave:
História da Cartografia, Cartografia e Geografia, Cartografia do BrasilResumo
O presente artigo possui como foco principal retratar a Cartografia ao longo da história da humanidade, visto que as representações cartográficas acompanham a história e são as primeiras formas de representar o meio. Muito antes do desenvolvimento da linguagem, o homem já desenhava nas cavernas, em blocos de argilas em peles de animais. A Cartografia sempre fez parte da história da humanidade para representar o espaço vivido, e sem dúvida, está ligado ao contexto histórico de cada época. E quer seja estrategicamente utilizada pelo Estado ou como disciplina escolar ela se relaciona com a Geografia para explicar as realidades de cada sociedade, servindo para representar e explicar o mundo. Esse trabalho mostra a evolução da Cartografia desde a antiguidade até a contemporaneidade, além de discutir a relação entre a Geografia e Cartografia e da história da Cartografia no Brasil.
Downloads
Referências
BOLIGIAN, Levon. A cartografia nos livros didáticos e Programas oficiais no período de 1824 a 2002: Contribuições para a história da geografia Escolar no Brasil. 221f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104320>. Acesso em: 04 de jan. 2021.
CARVALHO, Edilson Alves de. ARAÚJO, Paulo César de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I: geografia. – Natal, RN :EDUFRN, c2008. 248 p. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leituras_cartograficas/Le_Ca_A01_J_GR_260508.pdf>. Acesso em 14 de jan. de 2021.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, 2017. Disponível em: http://revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/494. Acesso em: 24 set. 2020
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação, Porto Alegre, n.2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://moodle.fct.unl.pt/pluginfile.php/122510/mod_resource/content/0/Leituras/Che rvel01.pdf>. Acesso em 17 de jan. de 2021.
FARIA, Daniela Resende de. Metodologia do ensino de geografia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
FREITAS, Edilson Pereira de. Uma análise do ensino de Geografia utilizando as representações cartográficas no 2º ciclo nas escolas públicas de Natal-RN. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18881> . Acesso em: 14 de jan. 2021.
GUERRA, Fábio Soares; Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020.
LACOSTE, Yves. A Geografia: Isso serve, isso serve em primeiro lugar, para fazer a Guerra. 3 ed. São Paulo: Papirus,1993.
LIMA, Gabriela Regina Caldeira Pereira et al. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didáticos de geografia do ensino fundamental. Campinas, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287208> . Acesso em: 14 de jan. 2021.
LONGO, Valéria Aparecida Anti. A história da Cartografia e suas contribuições para a linguagem cartográfica nas séries do ensino Fundamental. Presidente Prudente, 2011.Disponivel em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/tcc/REDEFOR_1ed _TCC_Val%C3%A9ria%20Aparecida%20Anti%20Longo.pd>. Acesso em 13 de jan. 2021.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de et al. A Cartografia e o Ensino de Geografia no Brasil: um olhar histórico e metodológico a partir do mapa (1913-1982). João Pessoa, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5867>. Acesso em: 21 de dez. 2020.
ORMELING, Ferjan; RYSTEDT, Bengt. (Orgs.). O mundo dos mapas. International Cartographic Association, 2014. E-book. Disponível em <https://icaci.org/files/documents/wom/IMY_WoM_pt.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.
SILVA, Isabel Crislane Mota da et al. Metodologias ativas no ensino de geografia: a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e324409, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4409
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Geisa Barbosa Rocha, Regiane Barbosa Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.