A Cartografia ao longo da história da humanidade: importância e avanços técnicos
Palavras-chave:
História da Cartografia, Cartografia e Geografia, Cartografia do BrasilResumo
O presente artigo possui como foco principal retratar a Cartografia ao longo da história da humanidade, visto que as representações cartográficas acompanham a história e são as primeiras formas de representar o meio. Muito antes do desenvolvimento da linguagem, o homem já desenhava nas cavernas, em blocos de argilas em peles de animais. A Cartografia sempre fez parte da história da humanidade para representar o espaço vivido, e sem dúvida, está ligado ao contexto histórico de cada época. E quer seja estrategicamente utilizada pelo Estado ou como disciplina escolar ela se relaciona com a Geografia para explicar as realidades de cada sociedade, servindo para representar e explicar o mundo. Esse trabalho mostra a evolução da Cartografia desde a antiguidade até a contemporaneidade, além de discutir a relação entre a Geografia e Cartografia e da história da Cartografia no Brasil.
Downloads
Referências
BOLIGIAN, Levon. A cartografia nos livros didáticos e Programas oficiais no período de 1824 a 2002: Contribuições para a história da geografia Escolar no Brasil. 221f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104320>. Acesso em: 04 de jan. 2021.
CARVALHO, Edilson Alves de. ARAÚJO, Paulo César de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I: geografia. – Natal, RN :EDUFRN, c2008. 248 p. Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leituras_cartograficas/Le_Ca_A01_J_GR_260508.pdf>. Acesso em 14 de jan. de 2021.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, 2017. Disponível em: http://revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/494. Acesso em: 24 set. 2020
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação, Porto Alegre, n.2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://moodle.fct.unl.pt/pluginfile.php/122510/mod_resource/content/0/Leituras/Che rvel01.pdf>. Acesso em 17 de jan. de 2021.
FARIA, Daniela Resende de. Metodologia do ensino de geografia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
FREITAS, Edilson Pereira de. Uma análise do ensino de Geografia utilizando as representações cartográficas no 2º ciclo nas escolas públicas de Natal-RN. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18881> . Acesso em: 14 de jan. 2021.
GUERRA, Fábio Soares; Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020.
LACOSTE, Yves. A Geografia: Isso serve, isso serve em primeiro lugar, para fazer a Guerra. 3 ed. São Paulo: Papirus,1993.
LIMA, Gabriela Regina Caldeira Pereira et al. O tesouro dos mapas: a cartografia dos livros didáticos de geografia do ensino fundamental. Campinas, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287208> . Acesso em: 14 de jan. 2021.
LONGO, Valéria Aparecida Anti. A história da Cartografia e suas contribuições para a linguagem cartográfica nas séries do ensino Fundamental. Presidente Prudente, 2011.Disponivel em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/tcc/REDEFOR_1ed _TCC_Val%C3%A9ria%20Aparecida%20Anti%20Longo.pd>. Acesso em 13 de jan. 2021.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de et al. A Cartografia e o Ensino de Geografia no Brasil: um olhar histórico e metodológico a partir do mapa (1913-1982). João Pessoa, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5867>. Acesso em: 21 de dez. 2020.
ORMELING, Ferjan; RYSTEDT, Bengt. (Orgs.). O mundo dos mapas. International Cartographic Association, 2014. E-book. Disponível em <https://icaci.org/files/documents/wom/IMY_WoM_pt.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.
SILVA, Isabel Crislane Mota da et al. Metodologias ativas no ensino de geografia: a utilização de charges no processo de ensino e aprendizagem. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 2, e324409, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i2.4409
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Geisa Barbosa Rocha, Regiane Barbosa Rocha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.