Escolarização e Docência de Meyrilena Silveira Guedes: um recorte da experiência de uma professora alfabetizadora
Palavras-chave:
Professora de alfabetização, Escolaridade, Educação, Coleta de dadosResumo
O intuito deste trabalho é biografar a educadora Meyrilena Silva Guedes enfatizando seu processo de escolarização e docência, sendo esta nascida no interior de Baturité onde iniciou sua escolarização na rede pública de ensino e ainda hoje é professora em uma escola municipal em Fortaleza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, amparada teoricamente na História Cultural e Oral, que usa a coleta de dados por meio de entrevista livre via Whatsapp, gravada e transcrita. Meyrilena ingressou em 1988 em uma escola particular na área de educação inclusiva, sua prática em sala de aula tem como base atividades lúdicas com jogos. Além da educação inclusiva, a alfabetização e letramento de crianças foram decisivos para sua vida como educadora.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2005.
BARBOSA, Ana Karla Gomes; BEZERRA, Tarcileide Maria Costa. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871/4973. Acesso em: 01 jun. 2021.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
COSTA, Maria Aparecida Alves da; SILVA, Francisco Mário Carneiro da; SOUZA, Davison da Silva. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 01 Jun. 2021.
COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em 06 de jan. 2020.
COELHO, Kaline Cibele Araújo. A educação feminina cearense pela ótica da escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529/3648. Acesso em: 06 jul. 2021.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2021.
FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.
FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/4853. Acesso em: 06 jul. 2021.
FREITAS, Bruno Miranda; FREITAS, Mônica Cavalcante; CAVALCANTE, Gustavo Freita. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p.1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510/5135. Acesso em: 06 jul. 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Baturité-CE. 2021. Disponível em: Baturité (CE) | Cidades e Estados | IBGE Acesso em: 20 jun. 2021.
LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.
LOPES, Tânia Maria Rodrigues. FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990). Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 23, n. 38, 2018.
MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094 Acesso em: 29 abr. 2021.
MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/2351 9. Acesso em: 28 abr. 2021.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil, p. 1-16. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf Acesso em: 22 jun. 2021.
GUEDES, Meyrilena Silveira. Entrevista concedida à pesquisadora Ana Beatriz Alves Costa de Sousa no dia 06 de junho de 2021, com duração de 8 minutos e 49 segundos. Fortaleza, 2021.
SANTOS, Thaís Rufatto dos. A realidade da educação inclusiva no Brasil. Portal Educação. São Paulo. Disponível em: A realidade da educação inclusiva no Brasil - Portal Educação (portaleducacao.com.br) Acesso em: 22 jun. 2021.
NATIELY, Lourayne Vanderlei Bezerra; FARIAS, Katia Antero. Um breve histórico da educação inclusiva no Brasil, p. 1-6, 2020. Disponível em:
https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID7290_26082018183017.pdf Acesso em: 22 de jun. 2021.
TRASPADINI, Roberta. A tortura te função da educação na década de 1970. Le Monde diplomatique Brasil. Jun, 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-torturante-funcao-da-educacao-na-decada-de-1970/ Acesso em: 22 jun. 2021.
PERROT, Michele. Minha História das Mulheres. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
Sousa no dia 06 de junho de 2021, com duração de 8 minutos e 49 segundos. Fortaleza, 2021.
SANTOS, Thaís Rufatto dos. A realidade da educação inclusiva no Brasil. Portal Educação. São Paulo. Disponível em: A realidade da educação inclusiva no Brasil - Portal Educação (portaleducacao.com.br) Acesso em: 22 jun. 2021.
NATIELY, Lourayne Vanderlei Bezerra; FARIAS, Katia Antero. Um breve histórico da educação inclusiva no Brasil, p. 1-6, 2020. Disponível em:
https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID7290_26082018183017.pdf Acesso em: 22 de jun. 2021.
TRASPADINI, Roberta. A tortura te função da educação na década de 1970. Le Monde diplomatique Brasil. Jun, 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-torturante-funcao-da-educacao-na-decada-de-1970/ Acesso em: 22 jun. 2021.
PERROT, Michele. Minha História das Mulheres. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Beatriz Alves Costa de Sousa, Cintia Lopes da Silva, Maria Aparecida Alves da Costa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.