Escolarização e Docência de Meyrilena Silveira Guedes: um recorte da experiência de uma professora alfabetizadora

Autores

Palavras-chave:

Professora de alfabetização, Escolaridade, Educação, Coleta de dados

Resumo

O intuito deste trabalho é biografar a educadora Meyrilena Silva Guedes enfatizando seu processo de escolarização e docência, sendo esta nascida no interior de Baturité onde iniciou sua escolarização na rede pública de ensino e ainda hoje é professora em uma escola municipal em Fortaleza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, amparada teoricamente na História Cultural e Oral, que usa a coleta de dados por meio de entrevista livre via Whatsapp, gravada e transcrita. Meyrilena ingressou em 1988 em uma escola particular na área de educação inclusiva, sua prática em sala de aula tem como base atividades lúdicas com jogos. Além da educação inclusiva, a alfabetização e letramento de crianças foram decisivos para sua vida como educadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Alves Costa de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do 6º semestre na Universidade Estadual do Ceará e bolsista no Programa Residência Pedagógica desde outubro de 2020.

Cintia Lopes da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do 6º semestre na Universidade Estadual do Ceará e bolsista no Programa Residência Pedagógica desde outubro de 2020.

Maria Aparecida Alves da Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudos Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO).

Referências

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2005.

BARBOSA, Ana Karla Gomes; BEZERRA, Tarcileide Maria Costa. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5871/4973. Acesso em: 01 jun. 2021.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

COSTA, Maria Aparecida Alves da; SILVA, Francisco Mário Carneiro da; SOUZA, Davison da Silva. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 01 Jun. 2021.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em 06 de jan. 2020.

COELHO, Kaline Cibele Araújo. A educação feminina cearense pela ótica da escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529/3648. Acesso em: 06 jul. 2021.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L.M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/4853. Acesso em: 06 jul. 2021.

FREITAS, Bruno Miranda; FREITAS, Mônica Cavalcante; CAVALCANTE, Gustavo Freita. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p.1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510/5135. Acesso em: 06 jul. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Baturité-CE. 2021. Disponível em: Baturité (CE) | Cidades e Estados | IBGE Acesso em: 20 jun. 2021.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.

LOPES, Tânia Maria Rodrigues. FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990). Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, v. 23, n. 38, 2018.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094 Acesso em: 29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/2351 9. Acesso em: 28 abr. 2021.

MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil, p. 1-16. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf Acesso em: 22 jun. 2021.

GUEDES, Meyrilena Silveira. Entrevista concedida à pesquisadora Ana Beatriz Alves Costa de Sousa no dia 06 de junho de 2021, com duração de 8 minutos e 49 segundos. Fortaleza, 2021.

SANTOS, Thaís Rufatto dos. A realidade da educação inclusiva no Brasil. Portal Educação. São Paulo. Disponível em: A realidade da educação inclusiva no Brasil - Portal Educação (portaleducacao.com.br) Acesso em: 22 jun. 2021.

NATIELY, Lourayne Vanderlei Bezerra; FARIAS, Katia Antero. Um breve histórico da educação inclusiva no Brasil, p. 1-6, 2020. Disponível em:

https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID7290_26082018183017.pdf Acesso em: 22 de jun. 2021.

TRASPADINI, Roberta. A tortura te função da educação na década de 1970. Le Monde diplomatique Brasil. Jun, 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-torturante-funcao-da-educacao-na-decada-de-1970/ Acesso em: 22 jun. 2021.

PERROT, Michele. Minha História das Mulheres. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

Sousa no dia 06 de junho de 2021, com duração de 8 minutos e 49 segundos. Fortaleza, 2021.

SANTOS, Thaís Rufatto dos. A realidade da educação inclusiva no Brasil. Portal Educação. São Paulo. Disponível em: A realidade da educação inclusiva no Brasil - Portal Educação (portaleducacao.com.br) Acesso em: 22 jun. 2021.

NATIELY, Lourayne Vanderlei Bezerra; FARIAS, Katia Antero. Um breve histórico da educação inclusiva no Brasil, p. 1-6, 2020. Disponível em:

https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID7290_26082018183017.pdf Acesso em: 22 de jun. 2021.

TRASPADINI, Roberta. A tortura te função da educação na década de 1970. Le Monde diplomatique Brasil. Jun, 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-torturante-funcao-da-educacao-na-decada-de-1970/ Acesso em: 22 jun. 2021.

PERROT, Michele. Minha História das Mulheres. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

Publicado

2021-07-24

Como Citar

Sousa, A. B. A. C. de ., Silva, C. L. da, & Costa, M. A. A. da . (2021). Escolarização e Docência de Meyrilena Silveira Guedes: um recorte da experiência de uma professora alfabetizadora . Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6380

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)