Psicomotricidade como agente estimulador precoce em crianças com microcefalia

Autores

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Estimulação precoce, Microcefalia, Desenvolvimento integral

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a relevância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento e na estimulação precoce de crianças com microcefalia. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, a fim de responder como a estimulação precoce pode contribuir no processo de desenvolvimento psicomotor de crianças com microcefalia. Consideramos que é necessário conhecer os fundamentos e as práticas da psicomotricidade no processo de estimulação precoce para se alcançar uma melhoria da condição física, motora, intelectual e cognitiva das crianças que possuem malformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Régia Candéa Florêncio, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE

Especialista pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professora de Ensino Básico/Ensino Fundamental do Colégio Art&Manha do Município de Fortaleza-CE.

Nildiene de Carvalho Pontes, Prefeitura Municipal de Caucaia-CE

Especialista pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professora de Ensino Básico/Educação Infantil do Município de Caucaia-CE.

Vitória Chérida Costa Freire, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda, Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Professora de Ensino Fundamental do Município de Juazeiro do Norte-CE.

Referências

ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade, 2019. Regulamentação da Profissão de Psicomotricista. Disponível em: <https://psicomotricidade.com.br>. Acesso em: 24 de jun. de 2021.

AJURIAGUERRA, J. Manual de psiquiatria infantil. 2.ed. São Paulo, Masson, 1977.

AJURIAGUERRA, Jean. Manual de psiquiatria infantil. Trad. De Paulo César Geraldes e Sônia Regina Pacheco Alves. 2ª ed. Rio de Janeiro: Masson do Brasil LTDA, 1980.

BRANDÃO, P.C. A trajetória da estimulação precoce à psicopedagogia inicial. Escrita da criança. n.3. Porto Alegre. Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde.– Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Microcefalia: causas, sintomas, tratamento e prevenção. Brasília: Portal Principal de Noticias da Saúde - Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: <http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/microcefalia>. Acesso em: 20 de jul. 2021.

DEFONTAINE Joel. Manuel de Reeducation Psychomotrice Tomes. 1-4, Paris, Maloine S/A – Editeur, 1980.

FONSECA, Vitor da. Educação Especial: Programa se estimulação precoce - uma introdução as ideias de Feuerstein. 2° Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

HARROW, A.J. (1972) A Taxonomy of the Psychomotor Domain: A Guide for Developing Behavioral Objectives. McKay, New York.

GESELL por Frances L. Ilg, M.D. e Louise Bates Ames, O comportamento infantil do Instituto Gesell. Copyright 1955, impressão em 4 de julho de 1962.

LAGRANGE, Georges. Manual de Psicomotricidade. Lisboa: Editorial Estampa Ltda, 1982.

LE CAMUS, Jean. O corpo em discussão. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1986.

MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade: Educação Física: Jogos Infantis. 4ª edição. Ibrasa, 2002.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

SILVA, Daniel Vieira da. Ludicidade e psicomotricidade. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Vega/ Universidade, 1979.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Florêncio, V. R. C. ., Pontes, N. de C. ., & Freire, V. C. C. . (2021). Psicomotricidade como agente estimulador precoce em crianças com microcefalia. Ensino Em Perspectivas, 2(3), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6562