Psicomotricidade como agente estimulador precoce em crianças com microcefalia
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Estimulação precoce, Microcefalia, Desenvolvimento integralResumo
O objetivo desse trabalho é analisar a relevância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento e na estimulação precoce de crianças com microcefalia. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, a fim de responder como a estimulação precoce pode contribuir no processo de desenvolvimento psicomotor de crianças com microcefalia. Consideramos que é necessário conhecer os fundamentos e as práticas da psicomotricidade no processo de estimulação precoce para se alcançar uma melhoria da condição física, motora, intelectual e cognitiva das crianças que possuem malformações.
Downloads
Referências
ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade, 2019. Regulamentação da Profissão de Psicomotricista. Disponível em: <https://psicomotricidade.com.br>. Acesso em: 24 de jun. de 2021.
AJURIAGUERRA, J. Manual de psiquiatria infantil. 2.ed. São Paulo, Masson, 1977.
AJURIAGUERRA, Jean. Manual de psiquiatria infantil. Trad. De Paulo César Geraldes e Sônia Regina Pacheco Alves. 2ª ed. Rio de Janeiro: Masson do Brasil LTDA, 1980.
BRANDÃO, P.C. A trajetória da estimulação precoce à psicopedagogia inicial. Escrita da criança. n.3. Porto Alegre. Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde.– Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Microcefalia: causas, sintomas, tratamento e prevenção. Brasília: Portal Principal de Noticias da Saúde - Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: <http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/microcefalia>. Acesso em: 20 de jul. 2021.
DEFONTAINE Joel. Manuel de Reeducation Psychomotrice Tomes. 1-4, Paris, Maloine S/A – Editeur, 1980.
FONSECA, Vitor da. Educação Especial: Programa se estimulação precoce - uma introdução as ideias de Feuerstein. 2° Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.
HARROW, A.J. (1972) A Taxonomy of the Psychomotor Domain: A Guide for Developing Behavioral Objectives. McKay, New York.
GESELL por Frances L. Ilg, M.D. e Louise Bates Ames, O comportamento infantil do Instituto Gesell. Copyright 1955, impressão em 4 de julho de 1962.
LAGRANGE, Georges. Manual de Psicomotricidade. Lisboa: Editorial Estampa Ltda, 1982.
LE CAMUS, Jean. O corpo em discussão. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1986.
MELLO, Alexandre Moraes de. Psicomotricidade: Educação Física: Jogos Infantis. 4ª edição. Ibrasa, 2002.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
SILVA, Daniel Vieira da. Ludicidade e psicomotricidade. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.
WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Vega/ Universidade, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vitória Régia Candéa Florêncio, Nildiene de Carvalho Pontes, Vitória Chérida Costa Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.