Educação Física escolar e multimídias: novos contextos de implementação da BNCC

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, BNCC, Tecnologias e multimídias

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica, de recortes bibliográficas, que aborda a problematização dos conteúdos da Educação Física (EF), junto com a base nacional comum curricular (BNCC), no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com uso de recursos tecnológicos na plataforma digital, ao mesmo tempo enfatizando o cenário de confinamento social. O objetivo, é apresentar métodos   de recortes, como referência para o um planejamento sistematizado para as aulas de Educação Física, tendo como base as pesquisas recortes bibliográficas da abordagem metodológica da observação participantes e as orientações didáticas do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). O estudo dessa pesquisa abranger as possibilidades de interação com as ferramentas de ensino em âmbito de múltiplas aprendizagens, cooperação dos familiares e dos colegas nas atividades, objetivos da Educação Física no ensino remoto na proposta da BNCC, ações governamentais no confinamento social no ensino a distância (EAD), perfil do aluno digital na (BNCC), a importância da contribuição da sequência didática na Educação Física e os resultados e discussões da (LDB) na Educação Física. A conclusão que os ensinamentos nas plataformas digitais abrangem recursos estratégicos, de forma que garantir um ensino qualitativo, a BNCC incluiu no escopo da formação básica um grande enfoque em tecnologia, considerando a necessidade cada vez maior de formar cidadãos com letramento digital no conteúdo da Educação Física.

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Biografia do Autor

Vinicius Souza de Almeida, UNINI/PORTO/RICO

Graduado em Educação Física (UNINOVE). Graduado em Pedagogia (UNINOVE), Pós-Graduado em Docência em Ensino Superior, Mestrado UNINI/PORTO/RICO.

Olga Aparecida da Silva Martins, UNINI/PORTO/RICO

Graduada em Pedagogia pela UNISEPE. Pós-graduada em Gestão Escolar Integradora. Mestranda UNINI/PORTO/RICO

Mathaus Nathan Moura Duarte, UNIMB. UNINI/MEX

Bacharel em Direito (UNIMB).  Pós-Graduado em Direito Público (UNIMB). Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (UNIMB). Pós-Graduado em Direito Constitucional e Administrativo (UNIMB). Mestrando em Educação (UNINI/MEX)

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

Almeida, V. S. de ., Martins, O. A. da S. ., & Duarte, M. N. M. . (2021). Educação Física escolar e multimídias: novos contextos de implementação da BNCC. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6414