Educação Física escolar e multimídias: novos contextos de implementação da BNCC
Palavras-chave:
Educação Física, BNCC, Tecnologias e multimídiasResumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica, de recortes bibliográficas, que aborda a problematização dos conteúdos da Educação Física (EF), junto com a base nacional comum curricular (BNCC), no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com uso de recursos tecnológicos na plataforma digital, ao mesmo tempo enfatizando o cenário de confinamento social. O objetivo, é apresentar métodos de recortes, como referência para o um planejamento sistematizado para as aulas de Educação Física, tendo como base as pesquisas recortes bibliográficas da abordagem metodológica da observação participantes e as orientações didáticas do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). O estudo dessa pesquisa abranger as possibilidades de interação com as ferramentas de ensino em âmbito de múltiplas aprendizagens, cooperação dos familiares e dos colegas nas atividades, objetivos da Educação Física no ensino remoto na proposta da BNCC, ações governamentais no confinamento social no ensino a distância (EAD), perfil do aluno digital na (BNCC), a importância da contribuição da sequência didática na Educação Física e os resultados e discussões da (LDB) na Educação Física. A conclusão que os ensinamentos nas plataformas digitais abrangem recursos estratégicos, de forma que garantir um ensino qualitativo, a BNCC incluiu no escopo da formação básica um grande enfoque em tecnologia, considerando a necessidade cada vez maior de formar cidadãos com letramento digital no conteúdo da Educação Física.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: 2011.
ARAÚJO, Patrícia Kricheldorf Hermes de; PILLOTO, Silvia Sell Duarte. As redes sociais como possibilidade de aprendizagem no currículo e nas construções identitárias no contexto da educação infantil. Currículo sem Fronteiras, v. 13, p. 20-34, 2013.
ARROYO, M. Corpos Resistentes Produtores de Cultura Corporal: Haverá Lugar Na Base Nacional Comum? Motrivivência, v. 28, n.48. p. 15-31, 2016.
ALMEIDA, F.J; FRANCO, M.G. Tecnologias para educação e políticas Curriculares de estudo. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013 [livro eletrônico] – 1. Ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014 p.49. Disponível em: http://.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf. Acesso em: 09 maio. 2021.
BETTI, M.; GOMES da SILVA, P.N. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2018 p.61.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB – Lei n° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular / Ministério. Secretaria de Educação Básica Diretório de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, 2017.
CALLAI, A. N. A; PICOLLO BECKER, E; SAWITZKI, R. L. Considerações acerca da Educação Física escolar a partir da BNCC. Conexões, v. 17, p. E 019022, 11 dez, 2019.
FERREIRA JUNIOR, J. R.; OLIVEIRA, M. R. Educação Física escolar e tecnologias digitais de informação e comunicação na Base Nacional Curricular Comum… Como é que se conecta!!? Motrivivência v. 28, n. 48, p. 150-167, 2016.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2013.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
RODRIGUES, A. T. Base Nacional Comum Curricular para área de Linguagens e o componente Curricular Educação Física. Motrivivência, v. 28, p. 32 – 41, 2016.
SILVA, Robson José de Moura. et al. As contribuições da sequência didática na educação física escolar: relato de experiência com a modalidade esportiva badminton no ensino fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 4, ed. 6, v. 3, pp.05-18. 2019.
ZAMBON, M. C. Base Nacional Comum Curricular e o impacto nos processos Avaliativos do Inep DA Educação Superior. In: 3º Simpósio avaliação da educação superior 05 e 06 de setembro de 2017, Florianópolis. Anais… Florianópolis: Avalie 2017, UFSC.
BIANCHI, Paula. Formação em mídia-educação (física): ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) – Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vinicius Souza de Almeida, Olga Aparecida da Silva Martins, Mathaus Nathan Moura Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.