A educação inclusiva nas produções da Pós-graduação da UECE

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Produção acadêmica, Curso de Pós-graduação, Universidade Estadual do Ceará

Resumo

O objetivo do presente artigo Em relação aos termos metodológicos optamos pela proposta qualitativa de pesquisa e a coleta de dados foi orientada por uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Digital da UECE, site SidUece. Os trabalhos produzidos nos cursos de mestrado e doutorado relacionados à temática em tela se deu por meio de busca minuciosa no acervo digital disponível. Identificou-se 52 TCC entre dissertações e teses, contanto com quantidade mais expressiva de trabalhos oriundos dos cursos de Mestrado Profissionalizante em Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE.  Os achados revelam ainda que houve uma redução na quantidade de trabalhos que foram produzidos no decorrer dos anos com relação à temática em estudo. Reafirmamos a importância da continuidade de novos trabalhos e a ampliação de espaços de pesquisa na UECE como condição importante ao avanço de uma educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geandra Claudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia, Mestrado em Educação Especial e Doutorado em Educação. Professora com atuação na graduação e pós-graduação na UECE. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial (GPEE/UECE).

Ana Paula Araújo Mota, Universidade Estadual do Ceará

Professora Temporária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação pela PUC Campinas. Licenciada em Pedagogia (UECE).

Lauro Araújo Mota, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação (UNICAMP). Mestre em Educação- PUC Campinas. Licenciado em Pedagogia (UECE). Pesquisador vinculado aos grupos de Pesquisa: PSIEM-GEPEMAI- UNICAMP; GPEE- UECE; GPPL-UNICAMP.

Referências

BEZERRA, T. M. C.; MAGALHÃES, R. de. C. B. P. Inclusão no ensino superior: Relato docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-3, 2021. Acesso em: 07 ago. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6247/5328. Acesso em: 07 ago. 2021.

CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Adaptações Curriculares na Inclusão escolar: contrastes e semelhanças entre dois países. Curitiba: Appris Editora, 2018.

GARCIA, Raquel Araújo Bonfim; BACARIN, Ana Paula Siltrão; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, Número Especial, 2018: 33-40. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v22nspe/2175-3539-pee-22-spe-33.pdf Acesso em: 20 set. 2020.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2015.

LACERDA, C. B. F. de; KASSAR, M. de C. M. Meta 04: Educação Especial/Inclusiva. In: OLIVEIRA, J. F. de; GOUVEIA, A. P. I.; ARAÚJO, H. (Orgs). Cadernos de Avaliação das Metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília: ANPAE, 2018.

LEHER, R. Autoritarismo contra a Universidade: O desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.

MENDES, E. G.; CIA, F.; CABRAL, L. S. A. (org.). Inclusão escolar e os desafios para a formação de professores em educação especial. Marília: ABPEE, 2015.

MONTEIRO, A. P. H.; MANZINI, E. J. Mudanças nas concepções do professor em relação à inclusão. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Jan.-Abr. 2008, v.14, n.1, p.35-52.

MOURA, E. J. S.; VIANA, C. M. Q. Q. Valorização e estímulo à docência: avanços e limites na perspectiva de egressos do PIBID em Minas Gerais. In: FARIAS, I. M. S.; JARDILINO, J. R. L; APARECIDA, M. A. (Orgs). Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

OZÓRIO, F. J. D. G. et al. Políticas públicas para o atendimento educacional especializado em Fortaleza durante a pandemia. Rev. Pemo, Fortaleza, v.3, n.1, p. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3864/3491. Acesso em: 07 ago. 2021.

SANTOS, G. C. S.; FALCÃO, M. G. B. Formação de professores e inclusão escolar: uma tarefa em construção. In: SANTOS, G. C. S.; FALCÃO, M. G. B. Educação Especial inclusiva e Formação de professores: contribuições teóricas e práticas. Curitiba: Appris, 2020.

SOUSA, N. M. F. R.; NASCIMENTO, D. A. A inclusão escolar e o aluno com Síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 121-140, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762 Acesso em: 07 ago. 2021.

UECE. Acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência: Desafios e possibilidades na construção de uma UECE inclusiva. Assessoria de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da UECE: Fortaleza, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Fundamentos da Defectologia. Obras Escogidas. Tomo V. Madri: Machado Grupo de Distribuición, 1997.

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Santos, G. C. S., Mota, A. P. A. ., & Mota, L. A. . (2021). A educação inclusiva nas produções da Pós-graduação da UECE . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6612

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)