Química experimental no ensino remoto em tempos de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto emergencial, Química, Experimentação

Resumo

A experimentação é uma abordagem fundamental no ensino de Química, uma vez que seu uso proporciona, não apenas uma melhor compreensão do conteúdo, mas também uma visão aperfeiçoada da ciência. O presente trabalho apresenta uma adaptação na metodologia prática no ensino remoto emergencial de Química em tempos de Covid-19. Com o objetivo de amenizar os prejuízos na educação provenientes do período pandêmico foram utilizados vídeos de práticas, gravados pelo monitor da disciplina de química geral, e simulações do PhET, como estratégias durante as aulas. As atividades de experimentação desenvolvidas juntamente com o questionário aplicado aos estudantes de forma quali-quantitativa mostraram-se um grande desafio, por conta das diversas dificuldades e limitações apresentadas pelos alunos. Entretanto, os recursos metodológicos aplicados auxiliaram no ensino e aprendizagem dos assuntos estudados, sendo avaliado como satisfatório.

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Biografia do Autor

Leonardo Gomes de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

É aluno da Universidade Estadual do Ceará, atualmente cursando licenciatura em química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação, ensino de química e teatro científico.

Roberta Bussons Rodrigues Valério, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Química (2013) e mestre em Recursos Naturais (2016), pela Universidade Estadual do Ceará Atualmente é aluna de doutorado da Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós Graduação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, biotecnologia, enzimas, imobilização e nanopartículas magnéticas.

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

Sousa, L. G. de ., & Valério, R. B. R. . (2021). Química experimental no ensino remoto em tempos de Covid-19. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6652