Educação do campo: política social de emancipação humana
Palavras-chave:
Educação do campo, Política pública, EmancipaçãoResumo
A política de educação do campo apresenta sólidos elementos fomentadores da construção da emancipação humana e social da classe trabalhadora camponesa. A partir de uma abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, esse trabalho traz discussões sobre a constituição dessa política, assim como os percursos e perspectivas da formação dos sujeitos do campo a partir da implementação da Educação do Campo. Apresenta também a importância de uma proposta educacional que esteja diretamente interligada aos movimentos sociais e histórico de lutas dos camponeses por justiça social. Tem como objetivo compreender a educação do campo como bandeira de luta pela emancipação humana e da terra na perspectiva da luta camponesa e implementação da política pública de Reforma Agrária. O estudo considera que permeiam fortes tensões entre os órgãos que coordenam essa política, uma vez que são em sua gênese e configuração estrutural antagônicos.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n 7 352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, DF: Diário Oficial da União – Seção 1 – 5/11/2010, Página 1. Brasília, 2010b.
KOLLING, E. J.; CERIOLE, P. R.; CALDART, R. S. (organizadores). Educação do Campo: Identidade e políticas Públicas. Brasília- DF. 2002. Coleção Por Uma Educação do Campo, n° 04.
LENARTOVICZ, L. E. Políticas Públicas da Educação do Campo: Contribuições e Dilemas. In: EDUCERE - XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, Curitiba - PR. Políticas Públicas da Educação do Campo: Contribuições e Dilemas. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2017. Anais [...] Curitiba, 2017. p. 14765.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã e Teses sobre Feuerbach. São Paulo: Moraes, 1984.
NASCIMENTO, M. N. do .; TEIXEIRA, O. B. . Educação do Campo: fruto de uma luta, esperança de transformação. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6430. Acesso em: 12 ago. 2021.
VIDAL, M. dos S. .; SANTOS, J. P. de L. .; LIMA, M. A. de . As contribuições do MST na luta pela educação do campo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6422. Acesso em: 12 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oziel Barbosa Teixeira, Alba Regina Andrade Mendes, Marcilia Nogueira do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.