Educação domiciliar: a pauta dos costumes e do capital em disputa

Autores

Palavras-chave:

Educação domiciliar, Pauta dos costumes, Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho versa sobre a votação do Projeto de Lei (PL) 3262/2019, que preconiza a criação de nova modalidade de ensino: a educação domiciliar. O PL integra a pauta dos costumes, tomando assento prioritário no Congresso Nacional sob os auspícios da “Bancada da Bíblia”. O objetivo é observar discursos na defesa do homeschooling, analisar questões que embasam a proposta e auferir as possíveis consequências para a Educação Pública brasileira. Nosso viés teórico de pesquisa é o Materialismo Histórico-dialético e como técnicas de coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental por meio da análise de PLs que visem aprovar o homeschooling e vídeos de audiências públicas e debates sobre a educação domiciliar. Para embasar-nos teoricamente, utilizamos Wendler e Flach (2020), Oliveira e Barbosa (2017) e Barbosa (2013), entre outros. Concluímos, então, que esta é uma perspectiva neoliberal que apregoa o Estado mínimo, desresponsabilizando o Estado e desmontando a Educação Pública. 

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Biografia do Autor

Raquel Araújo Monteiro, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Graduada em Ciências Sociais (UVA) e Pedagogia (UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Yls Rabelo Câmara, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará.

Doutora e Mestra em Filologia Inglesa (Universidad de Santiago de Compostela), com Pós-Doutorado em Educação (UECE). Licenciada em Letras Português-Inglês (UECE) e Licencianda em Letras Espanhol, Pedagogia e História (ESTÁCIO). Docente de Letras Inglês na UECE.  

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Brandão, R. A. M., Câmara, Y. R., & Monteiro, M. A. . (2021). Educação domiciliar: a pauta dos costumes e do capital em disputa . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6606