A importância da ludicidade: aprendizagem significativa nos espaços não escolares

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Pedagogo, Espaços não escolares

Resumo

O estudo foi desenvolvido a partir da atuação no Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Município de Sobral (CE), realizado na instituição CRAS Irmã Oswalda.  Tendo como objetivo compreender a importância da atuação do pedagogo (a) em espaços não escolares e da relevância do uso da ludicidade para a aprendizagem significativa. Sendo atividades realizadas com crianças de 6 a 9 anos. Para a constituição do presente trabalho foi necessário o uso de pesquisas qualitativa e bibliográfica, visando assim proporcionar uma melhor compreensão do assunto. A ludicidade como ferramenta, busca ser utilizada para auxiliar na aprendizagem das temáticas sociais trabalhadas. Com isso, é possível a importância da atuação do pedagogo (a) em diversos espaços, sendo exposto um leque de oportunidades para concretizar a educação, que é fundamental, dando ênfase a utilização da ludicidade como instrumento essencial para esse fator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Orilene Portela de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Acadêmica do curso de Pedagogia, atualmente no 8º semestre, formação em andamento, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no munícipio de Sobral-CE. Atualmente bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Cristina Herculana do Nascimento Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 8° semestre, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no município de Sobral-CE, formação em andamento, Atualmente é bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professor adjunto da UVA. Doutor em educação pela Uldelmar/Chile e doutor em Psicologia pela UFC. Psicólogo. Tutor do PET pedagogia.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP N° 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.Acesso em: 06 out. 2019.

LIMA, Telma CS; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. 1, p. 37-45, 2007.

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, J. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014.

NASCIMENTO, Aretha Soares et al. A atuação do pedagogo em espaços não escolares: desafios e possibilidades. Pedagogia em Ação, v. 2, n. 1, p. 61-65, 2010.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Carvalho, M. O. P. de, Silva, C. H. do N. ., & Parente, J. R. F. (2021). A importância da ludicidade: aprendizagem significativa nos espaços não escolares. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6152

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)