Trajetória de escolarização e atuação profissional de um educador piauiense

Autores

Palavras-chave:

Biografia, Educador, Geraldo do Nascimento Carvalho, Memórias

Resumo

O objetivo desse artigo é biografar o educador Geraldo do Nascimento Carvalho, nascido no ano de 1958, na comunidade Barrocas, zona rural do município de Piracuruca, 208 km da capital Piauiense. Nos estudos realizados no Grupo de Estudo “Biografia de Educadores(as) (GEBE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), surgiu uma inquietação sobre: Quem é o educador Geraldo do Nascimento Carvalho? Quanto ao aspecto metodológico, utilizamos a metodologia da história oral e a análise biográfica, partindo do instrumental de pesquisa aplicado, uma entrevista, no ano de 2021 ao biografado, através da plataforma Google Meet. A motivação para à escolha deste educador, foi à sua representatividade política, social e educacional no contexto do Curso de Pedagogia do CAFS/UFPI. Suas memórias são fundamentais para compreensão da história do Ensino Superior público de Floriano. Os resultados da pesquisa apontam a importância da educação para esse educador, que consequentemente, teve sua vida mudada por ela.

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Biografia do Autor

Zélia Maria Carvalho e Silva, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Mestra em Educação (UFPI). Especialista em Gestão Escolar (PUC/ MG) e Docência do Ensino Superior (UESPI). Professora efetiva do Curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI) e Coordenadora do Grupo de Estudos Biografia de Educadores (GEBE/UFPI).

Ronnyel Nunes da Fonseca, Secretaria de Educação de Bom Jesus-PI

Pedagogo, especialista em Docência, Gestão e Supervisão escolar, professor efetivo da prefeitura de Bom Jesus-PI e membro do grupo de estudo biografia de educadores (GEBE).

Referências

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Acesso em: 23 de jun. 2021.

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Silva, Z. M. C. e ., & Fonseca, R. N. da . (2021). Trajetória de escolarização e atuação profissional de um educador piauiense. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6217