Perfil de mulheres cientistas e assimetrias de gênero

Autores

Palavras-chave:

Mulheres cientistas, Perfil, Relações de gênero

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o perfil de mulheres cientistas e as assimetrias de gênero vivenciadas por elas em uma universidade pública do interior da Bahia. Além disso, pretende-se discutir em que medida as mulheres se consideram cientistas. A pesquisa foi realizada no Departamento de Educação campus XII, da Universidade do Estado da Bahia. Fundamentou-se na abordagem qualitativa, utilizou-se a análise documental e entrevista semiestruturada que em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 foram feitas via mediação tecnológica. Para traçar o perfil dos/as docentes da UNEB campus XII e verificar quem são as mulheres doutoras que atuam na referida instituição, analisou-se os currículos disponíveis na plataforma lattes. Como principais resultados, pudemos compreender que, além das assimetrias de gênero, há questões interseccionais de gênero, classe e raça. Observa-se que elas precisam lidar com a multitarefa e ainda se sentem culpadas por não conseguir dar conta das expectativas da sociedade.

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Biografia do Autor

Luma da Silva Gonçalves, Universidade do Estado da Bahia

Estudante de Licenciatura do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/CNPq). Foi bolsista de Iniciação Científica de 2017 a 2020 (FAPESB e CNPq).

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Mestra e Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia campus XII/Guanambi. É líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe)/CNPq. Coordenadora de área do Pibid.

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

Gonçalves , L. da S. ., & Reis, S. M. A. de O. (2021). Perfil de mulheres cientistas e assimetrias de gênero. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6554