A educação brasileira no período de 1500 a 1960: notas introdutórias

Autores

Palavras-chave:

Educação brasileira, Estado, Políticas educacionais, Classe trabalhadora

Resumo

A educação brasileira passou por diversas fases que tiveram forte influência dos aspectos políticos e econômicos, tanto na criação, quanto nas formulações e reformulações das políticas educacionais. Dito isso, realizamos, neste estudo, um breve resgate histórico, desde a chegada dos jesuítas ao Brasil, em meados de 1500, à década de 1960. Objetivamos, pois, apresentar o processo histórico, político e econômico da educação brasileira, do período de 1500 a 1960, evidenciando, assim, o papel do Estado na oferta da educação escolar. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica narrativa com abordagem qualitativa. A partir desse estudo, percebemos que as diversas iniciativas no campo da educação estão atreladas aos aspectos político e econômico que as políticas educacionais, ao mesmo tempo que procuram democratizar o acesso escolar, têm corroborado para o processo de discriminação e exclusão numa sociedade dividida em classes.  Concluímos, assim, que a expansão da cobertura educacional no Brasil foi um processo lento e permeado por lutas, cuja característica predominante foi a formação tecnicista dos filhos da classe trabalhadora para atuação destes como mão de obra.

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Biografia do Autor

Nara Nair Coelho da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia na FAFIDAM/UECE e monitora da disciplina de Planejamento e Política Educacional.

Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação PPGE/UECE. Mestre em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/FAFIDAM/FECLESC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional da Educação Superior.

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UECE) com atividades de pesquisa na área de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Silva, N. N. C. da, Novaes, M. A. B. de, & Gonçalves, R. M. de P. . (2021). A educação brasileira no período de 1500 a 1960: notas introdutórias. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6384