A educação brasileira no período de 1500 a 1960: notas introdutórias
Palavras-chave:
Educação brasileira, Estado, Políticas educacionais, Classe trabalhadoraResumo
A educação brasileira passou por diversas fases que tiveram forte influência dos aspectos políticos e econômicos, tanto na criação, quanto nas formulações e reformulações das políticas educacionais. Dito isso, realizamos, neste estudo, um breve resgate histórico, desde a chegada dos jesuítas ao Brasil, em meados de 1500, à década de 1960. Objetivamos, pois, apresentar o processo histórico, político e econômico da educação brasileira, do período de 1500 a 1960, evidenciando, assim, o papel do Estado na oferta da educação escolar. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica narrativa com abordagem qualitativa. A partir desse estudo, percebemos que as diversas iniciativas no campo da educação estão atreladas aos aspectos político e econômico que as políticas educacionais, ao mesmo tempo que procuram democratizar o acesso escolar, têm corroborado para o processo de discriminação e exclusão numa sociedade dividida em classes. Concluímos, assim, que a expansão da cobertura educacional no Brasil foi um processo lento e permeado por lutas, cuja característica predominante foi a formação tecnicista dos filhos da classe trabalhadora para atuação destes como mão de obra.
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