Importância da Filosofia na educação básica e na universidade
Palavras-chave:
Filosofia, Ensino, Experiência, FormaçãoResumo
O presente relato de experiência discute o lugar da Filosofia na Educação Básica. Busca ainda refletir sobre como a Filosofia é trabalhada no contexto da Universidade, em relação a questão da forma e do conteúdo. Tais questões são postas em discussão com vistas a compreender mais profundamente a importância da filosofia na formação humana. A presente reflexão está fundamentada em autores que se dedicam ao tema em questão, dentre eles, Marilena Chauí (1982), Ildeu Coêlho (1993) e Jayme Paviani (2010), numa abordagem qualitativa. Desse modo, busca-se pôr em questão a filosofia na formação humana, compreendendo a relevância do conhecimento e do exercício do pensamento nesta formação no trabalho do professor e na formação do aluno em vistas a emancipação e autonomia intelectual.
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Referências
CHAUÍ, Marilena. Ensinar, aprender, fazer filosofia. Goiânia: Revista do ICHL, v. 2, n. 1, 1982.
COÊLHO, Ildeu Moreira. A importância da sala de aula para uma formação de qualidade. Anais: Seminário Internacional de Administração Universitária, v. 4, p. 115-122, 1993.
PAVIANI, Jayme. A dimensão ética da educação. In: PAVIANI, Jaime. Problemas de filosofia da educação: o cultural, o político, o ético na escola, o pedagógico, o epistemológico no ensino. 8 ed. Caxias do Sul, RS, EDUCS, 2010.
SILVA, J. do N. da; HAIASHIDA, K. A. Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6349. Acesso em: 18 ago. 2021.
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