Importância da Filosofia na educação básica e na universidade

Autores

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Experiência, Formação

Resumo

O presente relato de experiência discute o lugar da Filosofia na Educação Básica. Busca ainda refletir sobre como a Filosofia é trabalhada no contexto da Universidade, em relação a questão da forma e do conteúdo. Tais questões são postas em discussão com vistas a compreender mais profundamente a importância da filosofia na formação humana. A presente reflexão está fundamentada em autores que se dedicam ao tema em questão, dentre eles, Marilena Chauí (1982), Ildeu Coêlho (1993) e Jayme Paviani (2010), numa abordagem qualitativa. Desse modo, busca-se pôr em questão a filosofia na formação humana, compreendendo a relevância do conhecimento e do exercício do pensamento nesta formação no trabalho do professor e na formação do aluno em vistas a emancipação e autonomia intelectual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua na graduação curso de Pedagogia e na Pós-Graduação, Mestrado, PPGE/Inhumas/UEG. Coordena o projeto de pesquisa Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga.

Gabriella Eduarda Costa Campos, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista de I.C./PrP/UEG. Participante do projeto de pesquisa Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga, sob a coordenação da professora Simone de Magalhães V. Barcelos.

Maria Vitória da Silva Lima, , Universidade Estadual de Goiás

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista de I.C./PrP/UEG. Participante do projeto de pesquisa Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga, sob a coordenação da professora Simone de Magalhães V. Barcelos.

 

Referências

CHAUÍ, Marilena. Ensinar, aprender, fazer filosofia. Goiânia: Revista do ICHL, v. 2, n. 1, 1982.

COÊLHO, Ildeu Moreira. A importância da sala de aula para uma formação de qualidade. Anais: Seminário Internacional de Administração Universitária, v. 4, p. 115-122, 1993.

PAVIANI, Jayme. A dimensão ética da educação. In: PAVIANI, Jaime. Problemas de filosofia da educação: o cultural, o político, o ético na escola, o pedagógico, o epistemológico no ensino. 8 ed. Caxias do Sul, RS, EDUCS, 2010.

SILVA, J. do N. da; HAIASHIDA, K. A. Análise do hábito leitor dos discentes de Pedagogia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6349. Acesso em: 18 ago. 2021.

Publicado

2021-08-21

Como Citar

Barcelos, S. de M. V. ., Campos, G. E. C. ., & Lima, M. V. da S. . (2021). Importância da Filosofia na educação básica e na universidade. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6215

Edição

Seção

Relato de experiência