O Estágio Supervisionado em História EAD: a dialogicidade em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, História, Dialogicidade, Educação à Distância

Resumo

O artigo aqui apresentado propõe levantar reflexões em torno do processo de construção e orientação de uma disciplina de Estágio Supervisionado no um curso de graduação em história EAD, vinculado a FECLESC/UECE/UAB. Aqui refletimos sobre a prática e condução docente do professor autor do trabalho em diálogo com as experiências e demandas de alunas e alunos. Nossa base teórica está em Paulo Freire, sob a categoria de “dialogicidade”, associado a noção de saberes docentes (TARDIF, 2002). Ligamos essas referências ao conceito de explicação histórica Isabel Barca (2001). Nossa metodologia foi a Investigação Temática (FREIRE, 2001), já que dialogamos com os saberes em ação pedagógica expressa no contexto apresentado. A pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2020, durante a pandemia do Covid-19. Esse fator acentuou os dilemas em torno da prática de observação em torno das aulas remotas e as percepções dos discentes sobre o Ensino de História.  

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Biografia do Autor

Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor do curso de História EAD UAB/UECE/FAFIDAM, atuando na área de ensino com ênfase na elaboração e acompanhamento das disciplinas de Estágio Supervisionado. Mestrado acadêmico em Educação (PPGE/UECE). Graduação em História (UFC).

Referências

BARCA, Isabel. Educação Histórica: Uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras- HISTÓRIA. Porto: III Série, vol.2, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

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TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Rodrigues, G. C. B. . (2021). O Estágio Supervisionado em História EAD: a dialogicidade em tempos de pandemia . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6688