O Estágio Supervisionado em História EAD: a dialogicidade em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, História, Dialogicidade, Educação à DistânciaResumo
O artigo aqui apresentado propõe levantar reflexões em torno do processo de construção e orientação de uma disciplina de Estágio Supervisionado no um curso de graduação em história EAD, vinculado a FECLESC/UECE/UAB. Aqui refletimos sobre a prática e condução docente do professor autor do trabalho em diálogo com as experiências e demandas de alunas e alunos. Nossa base teórica está em Paulo Freire, sob a categoria de “dialogicidade”, associado a noção de saberes docentes (TARDIF, 2002). Ligamos essas referências ao conceito de explicação histórica Isabel Barca (2001). Nossa metodologia foi a Investigação Temática (FREIRE, 2001), já que dialogamos com os saberes em ação pedagógica expressa no contexto apresentado. A pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2020, durante a pandemia do Covid-19. Esse fator acentuou os dilemas em torno da prática de observação em torno das aulas remotas e as percepções dos discentes sobre o Ensino de História.
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Referências
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