A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as
Palavras-chave:
Linha do Tempo, Autoformação, Aprendizagem, Docência, Pesquisa-formaçãoResumo
O presente artigo se dispõe a analisar a Linha do Tempo como um dispositivo de autoformação potencializador de aprendizagens sobre si e o trabalho docente, utilizado em uma pesquisa de doutorado em educação, defendida em junho de 2021. Ancorou-se nos pressupostos metodológicos da Pesquisa-formação (JOSSO, 2010), veio das Histórias de Vida. Fundado no movimento tripolar de auto, hetero e ecoformação (PINEAU, 2010), o dispositivo evocou sentidos e a fertilidade das experiências vividas, considerando as relações estabelecidas entre sujeitos, espaços, tempos e contextos que promoveram aprendizagens sobre a docência. Concluiu-se que a Linha do Tempo revelou-se importante instrumento de reflexão ao provocar a observação de si, o exercício do distanciamento e a atenção consciente às recordações-referências (JOSSO, 2010), produzindo efeitos formativos em si.
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