A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as

Autores

Palavras-chave:

Linha do Tempo, Autoformação, Aprendizagem, Docência, Pesquisa-formação

Resumo

O presente artigo se dispõe a analisar a Linha do Tempo como um dispositivo de autoformação potencializador de aprendizagens sobre si e o trabalho docente, utilizado em uma pesquisa de doutorado em educação, defendida em junho de 2021. Ancorou-se nos pressupostos metodológicos da Pesquisa-formação (JOSSO, 2010), veio das Histórias de Vida. Fundado no movimento tripolar de auto, hetero e ecoformação (PINEAU, 2010), o dispositivo evocou sentidos e a fertilidade das experiências vividas, considerando as relações estabelecidas entre sujeitos, espaços, tempos e contextos que promoveram aprendizagens sobre a docência. Concluiu-se que a Linha do Tempo revelou-se importante instrumento de reflexão ao provocar a observação de si, o exercício do distanciamento e a atenção consciente às recordações-referências (JOSSO, 2010), produzindo efeitos formativos em si.

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Biografia do Autor

Edith Maria Batista Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação – Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia (UFMA). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia (UFMA). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino da Leitura e Escrita como Processos Dialógicos (GLEPDIAL).

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará. É professora DE do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Piripiri.

Joelma Reis Correia, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Pedagogia (UFMA). Professora Associada do Curso de Pedagogia - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa "O Ensino da Leitura e Escrita como Processos Dialógicos (GLEPDIAL).

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Ferreira, E. M. B. ., Silva, J. F. L. e, & Correia, J. R. . (2021). A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6475