Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skills

Autores

Palavras-chave:

Administração Pública, Ensino e Aprendizagem, Soft Skills, Diagnóstico de Competências

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar tendências no ensino e aprendizagem de soft skills na área da Administração Pública (AP) em Portugal. Metodologicamente, a pesquisa sustentou-se na aplicação de um questionário exploratório a docentes e estudantes finalistas do curso de AP nas seis instituições de ensino superior que lecionam nesta área no país. Os resultados demonstram um reconhecimento generalizado da importância das soft skills atribuída pelos estudantes e docentes em AP, embora nem sempre haja correspondência com a perceção da sua aprendizagem. A análise discriminada por instituição de ensino permitiu identificar em quais competências (soft e hard) em cada uma delas é mais e menos forte, revelando que é nos politécnicos onde a apreensão global de competências parece ser mais baixa. Como contributo, esta pesquisa apresenta um diagnóstico de competências no ensino e aprendizagem de AP em Portugal que pode servir para informar melhorias na qualidade da formação nesta área.

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Biografia do Autor

Ricardo Cunha Dias, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Investigador Colaborador do Centro de Administração e Políticas Públicas. Mestre em Sociologia e Doutorando em Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Ana Sara Pádua, Universidade de Lisboa

Finalista na Licenciatura em Administração Pública e Políticas do Território no Instituto Superior de Ciâncias Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Ireneu de Oliveira Mendes, Universidade de Lisboa

Professor Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Investigador Colaborador do Centro de Administração e Políticas Públicas. Doutorando em Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Dias, R. ., Pádua, A. S. ., & Mendes, I. . (2021). Administração Pública no século XXI: tendências no ensino e aprendizagem de soft skills. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–24. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6727