A potencialidade decolonial das narrativas interculturais na docência indigena
Palavras-chave:
Narrativas interculturais, Docência indígena, DecolonidadeResumo
Esse artigo objetiva discutir a docência indígena como território de interculturalidade de saberes e sua potencialidade decolonial a partir das narrativas docentes da Escola Diferenciada Indígena Aba Tapeba localizada na Aldeia da Jandaiguaba, em Caucaia-CE. Os procedimentos metodológicos utilizados tiveram como base inicial a pesquisa bibliográfica para discussão teórica sobre corpo-território (MIRANDA, 2020; HAESBAERT,2021), interculturalidade de saberes (SANTOS, 2019) e docência decolonial (WALSH, 2017), a qual nos faz compreender que a docência é um corpo território de interculturalidade de saberes que produz narrativas interculturais com potencialidade decolonial. Evidenciamos que as narrativas docentes indígenas apresentam uma ecologia de saberes ao incorporar o saber disciplinar da geografia escolar aos saberes ancestrais, dando expressão às lutas sociais indígenas.
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Referências
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