A potencialidade decolonial das narrativas interculturais na docência indigena

Autores

Palavras-chave:

Narrativas interculturais, Docência indígena, Decolonidade

Resumo

Esse artigo objetiva discutir a docência indígena como território de interculturalidade de saberes e sua potencialidade decolonial a partir das narrativas docentes da Escola Diferenciada Indígena Aba Tapeba localizada na Aldeia da Jandaiguaba, em Caucaia-CE. Os procedimentos metodológicos utilizados tiveram como base inicial a pesquisa bibliográfica para discussão teórica sobre corpo-território (MIRANDA, 2020; HAESBAERT,2021), interculturalidade de saberes (SANTOS, 2019) e docência decolonial (WALSH, 2017), a qual nos faz compreender que a docência é um corpo território de interculturalidade de saberes que produz narrativas interculturais com potencialidade decolonial. Evidenciamos que as narrativas docentes indígenas apresentam uma ecologia de saberes ao incorporar o saber disciplinar da geografia escolar aos saberes ancestrais, dando expressão às lutas sociais indígenas.

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Biografia do Autor

Gisane Monteiro de Andrade, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em Licenciatura em Geografia e especialista em Desenvolvimento com Meio Ambiente, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, atualmente cursando mestrado em Geografia (MAG)-UVA, atua como gestora no município de Sobral.

Adriana Campani, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA). Doutora em Educação Universidade Federal do Ceará(UFC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em geografia na Universidade Vale do Acaraú, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Andrade, G. M. de, Campani, A. ., & Holanda, V. C. C. de . (2021). A potencialidade decolonial das narrativas interculturais na docência indigena. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6206