Programa de iniciação científica e formação de professores: percurso histórico e contributos

Autores

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Formação docente, Discente

Resumo

O texto apresenta balanço preliminar dos estudos sobre o tema da relação entre iniciação científica e formação docente, considerando artigos, teses, dissertações e livros recentes. Além de situar historicamente o tema, objetiva compreender os impactos dos programas de iniciação científica para a formação de professores. O exame, de natureza teórica, explicita como os programas de iniciação científica adentraram no Brasil e nas universidades, discutindo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) repercute sobre o desenvolvimento do graduando de licenciatura participante dessa iniciativa, sobretudo em sua futura atuação docente.

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Biografia do Autor

Márcia Maria Carvalho Lopes, Secretaria Municipal de Educação-SME

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Participou do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) a qual foi bolsista da CAPES e Iniciação Científica (PIBIC) bolsista da FUNCAP também. Atualmente, Professora substituta da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Talita Moreira do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, vinculada ao grupo de pesquisa em Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Lopes, M. M. C. ., & Nascimento, T. M. do . (2021). Programa de iniciação científica e formação de professores: percurso histórico e contributos. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6427