A didática em diálogo com a pedagogia freireana

Autores

Palavras-chave:

Didática, Paulo Freire, Grupo Aprendente, Humanização

Resumo

Nesse trabalho apresentamos uma alternativa de matriz freireana para o ensino de Didática. Metodologicamente nos utilizamos da observação participante das disciplinas de Didática, nas graduações de História e Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Ceará. Como procedimentos adotados para a efetivação dessa proposta destaca-se a constituição do grupo aprendente, o uso do corpo como instância formativa e as reflexões em torno do percurso de escolarização dos graduandos. As diretrizes centrais das propostas perpassam a construção de um ambiente dialógico e humanizador, a partir da valorização dos estudantes como co-autores na produção do conhecimento, e ainda, da utilização da sala de aula como lócus de experimentação e construção de metodologias colaborativas e politicamente emancipatórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lopes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela UFC e graduanda em Pedagogia pela UECE. Mestra em Educação e Licenciada em História ambos pela UFC. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Tiago Bruno Areal Barra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciências-Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós doutor em Educação Pela Universidade Federal Fluminense. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC.

Referências

BARRA, T. B. A.; OLIVEIRA, R. L. de.; FIGUEIREDO, J. B. de A. A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5989. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Streck, Danilo. Pesquisa Participante: a Partilha do Saber. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, Maria Eleni Henrique da . Pedagogia Eco-Relacional e Formação Docente: Possibilidade para superação de Processos Educativos Subalternizantes. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa - Pb. Anais do 19 EPENN. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 1. p. 1-14.

FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Educador (a) Intercultural numa Perspectiva de Formação Ambientalizada e Decolonializante. Revista Pedagógica - Unochapecó - Ano 15 -n. 28, v.1 -jan/jun. 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1364. Acesso em: 10 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Compromisso: América Latina e a educação popular. Indaiatuba, São Paulo: Vila das Letras, 2008.

FREIRE, Paulo. Reencontrar o Corpo. In: NOGUEIRA, Adriano (Org.). Reencontrar o corpo: ciência, arte, educação e sociedade. Taubaté: Cabral, GEIC, 1996

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia e Pedagogos Para Quê?. São Paulo, Cortez, 2010.

MESQUITA, José Rinardo Alves. FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Experiências pedagógicas e dialógicas no estágio supervisionado: percursos cenopoéticos. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. SILVA, Maria Eleni Henrique. SANTOS, Narcélio José Marques. OLIVEIRA, Renata Lopes de. Formação Humana e Dialogicidade em Paulo Freire: Por uma Pedagogia Amorosamente Política. Curitiba: CRV, 2020.

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Oliveira, R. L. de ., Barra, T. B. A. ., & Figueiredo, J. B. de A. . (2021). A didática em diálogo com a pedagogia freireana . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6350

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)