A didática em diálogo com a pedagogia freireana
Palavras-chave:
Didática, Paulo Freire, Grupo Aprendente, HumanizaçãoResumo
Nesse trabalho apresentamos uma alternativa de matriz freireana para o ensino de Didática. Metodologicamente nos utilizamos da observação participante das disciplinas de Didática, nas graduações de História e Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Ceará. Como procedimentos adotados para a efetivação dessa proposta destaca-se a constituição do grupo aprendente, o uso do corpo como instância formativa e as reflexões em torno do percurso de escolarização dos graduandos. As diretrizes centrais das propostas perpassam a construção de um ambiente dialógico e humanizador, a partir da valorização dos estudantes como co-autores na produção do conhecimento, e ainda, da utilização da sala de aula como lócus de experimentação e construção de metodologias colaborativas e politicamente emancipatórias.
Downloads
Referências
BARRA, T. B. A.; OLIVEIRA, R. L. de.; FIGUEIREDO, J. B. de A. A didática no Ensino Superior: uma experiência dialógica de estágio em docência. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5989. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Streck, Danilo. Pesquisa Participante: a Partilha do Saber. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, Maria Eleni Henrique da . Pedagogia Eco-Relacional e Formação Docente: Possibilidade para superação de Processos Educativos Subalternizantes. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa - Pb. Anais do 19 EPENN. João Pessoa, PB: Editora Universitária da UFPB, 2009. v. 1. p. 1-14.
FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Educador (a) Intercultural numa Perspectiva de Formação Ambientalizada e Decolonializante. Revista Pedagógica - Unochapecó - Ano 15 -n. 28, v.1 -jan/jun. 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1364. Acesso em: 10 ago. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Compromisso: América Latina e a educação popular. Indaiatuba, São Paulo: Vila das Letras, 2008.
FREIRE, Paulo. Reencontrar o Corpo. In: NOGUEIRA, Adriano (Org.). Reencontrar o corpo: ciência, arte, educação e sociedade. Taubaté: Cabral, GEIC, 1996
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia e Pedagogos Para Quê?. São Paulo, Cortez, 2010.
MESQUITA, José Rinardo Alves. FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Experiências pedagógicas e dialógicas no estágio supervisionado: percursos cenopoéticos. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. SILVA, Maria Eleni Henrique. SANTOS, Narcélio José Marques. OLIVEIRA, Renata Lopes de. Formação Humana e Dialogicidade em Paulo Freire: Por uma Pedagogia Amorosamente Política. Curitiba: CRV, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renata Lopes de Oliveira, Tiago Bruno Areal Barra, João Batista de Albuquerque Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.