Memória e oralidade, sementes da educação africana plantadas na diáspora

Autores

Palavras-chave:

Tradição oral, Educação, Candoblé, Diáspora

Resumo

O presente texto é um recorte da tese de doutorado que se encontra em construção que trata da educação presente no ritual de iniciação do Candomblé. Versando o Candomblé como uma religião que nasceu da tradição oral e que hoje se preserva por meio dessa mesma tradição que é ensinada e mantida nos templos religiosos. Desta forma, o presente texto tem como temática a oralidade africana enquanto forma de ensinar e aprender. Pode-se perceber no decorrer do texto que a semente da oralidade e da memória se plantou na diáspora e hoje ela é a ferramenta do ensino em templos religiosos afro-brasileiros, a tradição oral resistiu, resiste e ensina sobre as histórias e culturas ancestrais africanas.

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Biografia do Autor

Madelyne dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará com pesquisa financiada pela agência de fomento CNPQ. Mestra em Educação (UFC). Pedagoga (UFC).

Éden dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Sociologia (UECE) Pedagogo (UFC). Graduado em Pedagogia pela UFC. Mestre em Sociologia pela UECE e Fotógrafo do Memorial da UFC.

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutor em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002). Bacharel em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993),

Referências

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Barbosa, M. dos S. ., Barbosa, Éden dos S. ., & Vasconcelos, J. G. . (2021). Memória e oralidade, sementes da educação africana plantadas na diáspora. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6213

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