Saberes experienciais no entrelaçamento de brincadeiras no processo de alfabetização

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Brincadeiras, Formação Pedagógica, Residência Pedagogia, Saberes experienciais

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo partilhar vivências no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado da Bahia campus XII, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, que entrelaçaram brincadeiras nos processos de alfabetização de estudantes do 2.° ano do ensino fundamental. Para oportunizá-los práticas de leitura e escrita, elaboramos o projeto de intervenção O entrelaçar das brincadeiras nos processos de alfabetização”, que propiciou às turmas do 2.° ano ler e escrever brincando, na interação com os outros. O exercício da docência na Residência Pedagógica proporcionou a construção de saberes experienciais por meio de um trabalho colaborativo com professoras formadoras em salas de aula da escola básica. Essa relação dialógica foi fundamental para o desenvolvimento das atividades de intervenção, pois contribuiu para as vivências de brincadeiras nos processos de alfabetização, que dinamizaram as ações de ensino-aprendizagem nos espaços formativos da educação básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucirlene de Carvalho Santana, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia campus XII/Guanambi. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Integra o grupo de pesquisa: NEPE/campus XII/UNEB.

Ana Lídia Pereira de Barros, UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) campus VI/UNEB. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia campus XII/Guanambi. Bolsista voluntária de Iniciação Científica (CNPq e Fapesb), no período de 2018 a 2019. Bolsista do Programa de Residência Pedagógica no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. Integra o grupo de pesquisa: NEPE/campus XII/UNEB.

Sandra Alves de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Universidade do Estado da Bahia campus XII/Guanambi. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os grupos de pesquisa: NEPE/campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

Referências

CAPES. Edital CAPES nº 06/2018 que dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/27032018-Edital-6-Residencia-Pedagogica-Alteracao-II.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, M. C. de; FREITAS, B. M.; ALMEIDA, D. M. Residência Pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 14 ago. 2021.

GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES, Tânia Guedes. O desenvolvimento profissional docente pelas experiências de escrita do gênero relato. In: ALCÂNTARA, Adriana de; VENANCIO, Maria Olinda (org.). Escrita de docentes em formação: compartilhando saberes em relatos de experiência. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 15-41.

GROSSI, Esther Pillar. Alfabetização em classes populares: didática do nível pré-silábico. São Paulo: SE/CENP, 1985.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte, 2010. p. 1-20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file. Acesso em: 24 out. 2019.

L’ECUYR, Catherine. Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação. São Paulo: Fons Sapientiae, 2015.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

OLIVEIRA, Sandra Alves de. Programa de Residência Pedagógica do Campus XII/UNEB: práticas de pesquisa e estágio no contexto da formação do pedagogo. Proposta do Núcleo de Residência Pedagógica (NPR) submetida e aprovada no Edital CAPES nº 06/2018 que dispõe sobre o Programa de Residência Pedagógica. Guanambi, BA: Campus XII/UNEB, 2018.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34.

QUEIROZ, M. de; SOUSA, F. G. A. de; PAULA, G. Q. de. Educação e pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 14 ago. 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Santana, J. de C. ., Barros, A. L. P. de, & Oliveira, S. A. de . (2021). Saberes experienciais no entrelaçamento de brincadeiras no processo de alfabetização. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6754

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)