Saberes experienciais no entrelaçamento de brincadeiras no processo de alfabetização
Palavras-chave:
Alfabetização, Brincadeiras, Formação Pedagógica, Residência Pedagogia, Saberes experienciaisResumo
Este relato de experiência tem como objetivo partilhar vivências no subprojeto do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado da Bahia campus XII, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, que entrelaçaram brincadeiras nos processos de alfabetização de estudantes do 2.° ano do ensino fundamental. Para oportunizá-los práticas de leitura e escrita, elaboramos o projeto de intervenção “O entrelaçar das brincadeiras nos processos de alfabetização”, que propiciou às turmas do 2.° ano ler e escrever brincando, na interação com os outros. O exercício da docência na Residência Pedagógica proporcionou a construção de saberes experienciais por meio de um trabalho colaborativo com professoras formadoras em salas de aula da escola básica. Essa relação dialógica foi fundamental para o desenvolvimento das atividades de intervenção, pois contribuiu para as vivências de brincadeiras nos processos de alfabetização, que dinamizaram as ações de ensino-aprendizagem nos espaços formativos da educação básica.
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