A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Educação, Formação continuada, Pandemia, Trabalho remotoResumo
Este ensaio objetiva refletir a formação continuada de professores na rede municipal de Fortaleza (CE) no contexto da pandemia de Covid-19. Nos fundamentamos teoricamente em Tardif (2014), Campos (2013) e outros que tratam da formação de professores. O estudo qualitativo descritivo teve como sujeitos catorze professores-formadores e se pautou na técnica da observação participante. Vimos que os professores-formadores tiveram que se apropriar de novas habilidades, equipamentos e outras aptidões, que no ambiente virtual tornaram-se imprescindíveis diante das peculiaridades que o difere do presencial. Concluímos que o trabalho de formar em tempos de pandemia impôs desafios como novas habilidades, domínio de outras metodologias e adesão, pois, os profissionais da educação tiveram de se reinventar para dar conta de suas atribuições, superando inclusive desafios de ordem burocrática, financeira, política, conceitual e de gestão, os quais constituem impedimentos para o sucesso da formação continuada.
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