A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Educação, Formação continuada, Pandemia, Trabalho remoto

Resumo

Este ensaio objetiva refletir a formação continuada de professores na rede municipal de Fortaleza (CE) no contexto da pandemia de Covid-19. Nos fundamentamos teoricamente em Tardif (2014), Campos (2013) e outros que tratam da formação de professores. O estudo qualitativo descritivo teve como sujeitos catorze professores-formadores e se pautou na técnica da observação participante. Vimos que os professores-formadores tiveram que se apropriar de novas habilidades, equipamentos e outras aptidões, que no ambiente virtual tornaram-se imprescindíveis diante das peculiaridades que o difere do presencial. Concluímos que o trabalho de formar em tempos de pandemia impôs desafios como novas habilidades, domínio de outras metodologias e adesão, pois, os profissionais da educação tiveram de se reinventar para dar conta de suas atribuições, superando inclusive desafios de ordem burocrática, financeira, política, conceitual e de gestão, os quais constituem impedimentos para o sucesso da formação continuada.

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Biografia do Autor

Francisco Gonçalves de Sousa Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eliziete Nascimento de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Alfabetização de crianças pela Universidade Estadual do Ceará e Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é formadora de professores na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME).

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Sousa Filho, F. G. de, & Menezes, E. N. de . (2021). A formação continuada em tempos de pandemia de Covid-19. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6459