Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Educação Infantil, Ensino PúblicoResumo
O presente texto, resultante de uma pesquisa com pais e professores de ensino público das cidades de Quixadá, Ibaretama e Itapiúna, buscou discutir as potencialidades do ensino remoto emergencial, bem como as maiores dificuldades enfrentadas atualmente. Sabendo que as crianças precisam de formas mais lúdicas e concretas para aprender, definimos a seguinte problemática: é possível manter a qualidade das aulas no ensino remoto? Assim, realizamos uma pesquisa exploratória, utilizando questionários enviados via Whatsapp para coleta de dados. Os resultados nos mostram que o ensino remoto foi vantajoso para que as crianças experimentassem as tecnologias no seu processo de ensino, além de tornar possível que esses alunos tivessem uma forma de manter, ainda que remotamente, o contato com sua vida escolar, por outro lado, prejudicou ao limitar as possibilidades dos docentes de apresentarem aulas mais ricas, com estratégias pedagógicas lúdicas, e deixou ainda mais evidente a desigualdade em que vivemos.
Downloads
Referências
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 15 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Modos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRAMER, Sônia. O papel social da educação infantil. Revista Textos do Brasil. Ministério das Relações Exteriores, Brasília, 1999.
Ministério da Saúde (BR). Painel coronavírus [Internet]. Brasília: Ministério de Saúde; 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 22 jun. 2021.
PORTAL QEDU. Disponível em: https://www.qedu.org.br/. Acesso em: 15 jun. 2021
SAMPAIO, Dulce Moreira. A pedagogia do Ser: Educação dos Sentimentos e dos Valores Humanos. Petrópolis RJ: Vozes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline dos Santos Pereira, Ravyla Graziela Lemos de Queiroz, Sandy Alves Flor de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.