Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Educação Infantil, Ensino Público

Resumo

O presente texto, resultante de uma pesquisa com pais e professores de ensino público das cidades de Quixadá, Ibaretama e Itapiúna, buscou discutir as potencialidades do ensino remoto emergencial, bem como as maiores dificuldades enfrentadas atualmente. Sabendo que as crianças precisam de formas mais lúdicas e concretas para aprender, definimos a seguinte problemática: é possível manter a qualidade das aulas no ensino remoto? Assim, realizamos uma pesquisa exploratória, utilizando questionários enviados via Whatsapp para coleta de dados. Os resultados nos mostram que o ensino remoto foi vantajoso para que as crianças experimentassem as tecnologias no seu processo de ensino, além de tornar possível que esses alunos tivessem uma forma de manter, ainda que remotamente, o contato com sua vida escolar, por outro lado, prejudicou ao limitar as possibilidades dos docentes de apresentarem aulas mais ricas, com estratégias pedagógicas lúdicas, e deixou ainda mais evidente a desigualdade em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Licenciatura em Pedagogia.

Ravyla Graziela Lemos de Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia (UECE).

Sandy Alves Flor de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia (UECE).

Referências

BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 15 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Modos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRAMER, Sônia. O papel social da educação infantil. Revista Textos do Brasil. Ministério das Relações Exteriores, Brasília, 1999.

Ministério da Saúde (BR). Painel coronavírus [Internet]. Brasília: Ministério de Saúde; 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 22 jun. 2021.

PORTAL QEDU. Disponível em: https://www.qedu.org.br/. Acesso em: 15 jun. 2021

SAMPAIO, Dulce Moreira. A pedagogia do Ser: Educação dos Sentimentos e dos Valores Humanos. Petrópolis RJ: Vozes, 2004.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Pereira, A. dos S. ., Queiroz, R. G. L. de ., & Araújo, S. A. F. de . (2021). Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6680